Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 26 de dezembro, quarta-feira

Polícia faz operação nos morros Dona Marta e Pavão-Pavãozinho, e moradores relatam tiros

Moradores do Morro Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio, usam as redes sociais para relatar um intenso tiroteio na comunidade na manhã desta quarta-feira. De acordo com as postagens, os disparos começaram a ser ouvidos pouco antes das 6h. Segundo informações da Polícia Militar, homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fazem uma operação na comunidade. Assim que os PMs chegaram, houve confronto.

Fonte: O Globo (26/12)

 

Ipanema Presente entra em operação no dia 3 de janeiro, assim como programa na Tijuca

Anunciado na semana passada pela equipe do governador eleito , Wilson Witzel (PSC), o programa Ipanema Presente já tem data e hora para o início de suas operações: 3 de janeiro, ao meio-dia. O lançamento acontecerá na Praça Nossa Senhora da Paz. No mesmo dia, o Tijuca Presente começará a funcionar em duas praças: Saens Peña e Varnhagen. Sua implantação foi antecipada — estava prevista para fevereiro.

Fonte: O Globo (26/12)

 

Com mais chefes do que comandados, PM faz plano para mudar regras de promoções

Com a promessa de cuidar diretamente da segurança pública, o governador eleito Wilson Witzel (PSC) tem o desafio de evitar um colapso na organização hierárquica da PM. Hoje, a corporação sofre o fenômeno da “pirâmide invertida”: conta com mais chefes do que comandados. No quadro operacional, há 15.200 sargentos e 11.894 cabos. Entre os oficiais, o número de majores (543) supera o de capitães (476) e tenentes (502). Por isso, foi feito um plano para mudar as regras de promoções. Medidas adotadas pelo estado na década de 1980 resultaram na criação de planos de carreira com promoções por tempo de serviço. Sem a necessidade de concursos internos, as ascensões desmedidas na hierarquia levaram a improvisos operacionais e, segundo especialistas, interferiram na qualidade do policiamento. Outro efeito é um rombo na previdência estadual, já que os salários aumentaram.

Fonte: O Globo (25/12)

 

Na cadeia, ceia de Natal de Pezão teve peru e rabanada

O governador Luiz Fernando Pezão comeu peito de peru e teve direito a rabanada de sobremesa na ceia de Natal servida no Batalhão Especial Prisional da PM, em Niterói, onde está preso suspeito de ter recebido ao menos R$ 39 milhões em propina. A refeição diferenciada foi servida nesta segunda-feira, véspera de Natal. A informação é da Secretaria estadual de Administração Penitenciária. Em nota, a assessoria informou que o cardápio não foi exclusivo do governador, mas foi oferecido para todos os internos do sistema penitenciário do estado. Cardápio igual foi servido para o ex-governador Sérgio Cabral, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; e outros políticos que foram parar atrás das grades em operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, desdobramentos da Operação Lava-Jato.

Fonte: O Globo (25/12)

 

PRF apreende moto de 'super-heróis' na Ponte Rio-Niterói e condutor tenta impedir

Dois homens fantasiados de super-heróis protagonizaram um episódio inusitado, no fim da manhã desta terça-feira de Natal. Vestidos de Capitão América e Homem Aranha, eles estavam numa motocicleta e foram parados numa blitz, na Ponte Rio-Niterói. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a placa da moto era artesanal, toda colorida. De acordo com os agentes, a placa original e o lacre foram arrancados.

Fonte: O Globo / O Dia (25/12)

 

Bandidos roubam caixa eletrônico na sede da Secretaria de Educação e fazem reféns

No domingo, criminosos invadiram o prédio da Secretaria Estadual de Educação, no Santo Cristo, Zona Portuária do Rio, e levaram quantia não divulgada em dinheiro de equipamento do Bradesco no pátio do estacionamento. Câmeras de segurança e TVs para monitoramento também foram levadas pelos criminosos. Na ação, dois funcionários de firma terceirizada de combate a incêndio foram mantidos reféns por pelo menos sete horas e meia.

Fonte: O Dia (25/12)

 

São Gonçalo está em segundo lugar no ranking de confrontos armados

Segundo o balanço de 10 meses da Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, divulgado pelo aplicativo Fogo Cruzado, a cidade de São Gonçalo aparece em segundo lugar no ranking da Região Metropolitana, com 774 confrontos armados nesse período, em média 2/3 confrontos por dia. Esse número é 48% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Fonte: O São Gonçalo (25/12)

 

Helicóptero da PM tem câmera com sensor térmico e ajuda no monitoramento das praias

Uma câmera dotada de sensor térmico capaz de localizar pessoas armadas a quatro quilômetros de distância. Esta é a principal ferramenta que a Polícia Militar passou a utilizar para inibir a criminalidade na orla das zonas Sul e Oeste. O equipamento fica acoplado a um dos helicópteros do Grupamento Aeromóvel (GAM), que, atualmente, faz sobrevoos de monitoramento das praias do Leme ao Grumari durante a Operação Verão.

Fonte: O Dia (24/12)