Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 2 de outubro, terça-feira

Insegurança custou à indústria fluminense R$ 8 bilhões no ano passado

Mesmo com o estado sob intervenção federal e com tropas reforçando o policiamento nas ruas, o Rio registrou 6.440 roubos de cargas nos primeiros oito meses deste ano, uma média de um assalto a caminhão por hora. Um número elevado, mas menor que no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 6.931 assaltos entre janeiro e agosto. Batizada de Sondagem Industrial/Especial Segurança, a pesquisa da Firjan apontou ainda que 44,5% das indústrias fluminenses relataram já ter sofrido algum tipo de crime. Na região Sudeste, a média foi bem menor: 28,2%. São relatos de roubos e furtos de cargas; roubo de máquinas ou equipamentos; vandalismo e roubo e furto aos colaboradores. Também identificou que a maioria das empresas (60,4%) foi vítima de roubo de cargas, crime em que o estado registrou, em todo ano de 2017, o maior patamar do país: 10.599 registros.

Fonte: O Globo (1/10) 

Transferência da Segurança para novo governo vai durar quase um ano

O processo de transição na área de segurança do Rio levará mais tempo do que a intervenção federal no estado, decretada no dia 16 de fevereiro pelo presidente Michel Temer, com prazo para acabar em 31 de dezembro. O plano de transição, também assinado por Temer, na semana passada, já estava em prática desde 2 de julho, com previsão de término em 30 de junho de 2019. Entre os prazos, foi marcado o início da transição para o novo governo, em 5 de novembro. Nesta fase, será iniciada a transição da gestão administrativa e operacional na área de segurança pública para a nova administração estadual.

Fonte: O Globo / Extra (1/10)

PM é baleado durante confronto em favela de Honório Gurgel

Um policial militar foi baleado na perna nesta segunda-feira durante confronto na favela da Palmeirinha, em Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio. Segundo informações do 9º BPM (Rocha Miranda), os policiais patrulhavam a área quando foram surpreendidos por criminosos, que dispararam contra a equipe. Eles responderam ao ataque e os bandidos fugiram em seguida.

Fonte: Extra (1/10)

Após morte de jovem no Alemão, armas de PMs serão levadas a perícia

As armas dos policiais militares envolvidos num tiroteio no Complexo do Alemão, nesta segunda-feira (1), serão apreendidas e encaminhadas para perícia.  Pela manhã, o adolescente Anderson Domingues, de 17 anos, morreu baleado na comunidade. Moradores da favela afirmaram que o disparo teria partido de PMs. O comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília havia informado que os PMs foram recebidos a tiros na localidade conhecida como "Predinhos" e houve confronto. Após cessarem os disparos, os policiais vasculharam as ruas da comunidade e encontraram um corpo.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia (1/10)

Chefe de milícia é preso em academia de shopping com PMs e militar

Apontado como chefe de milícia que atua na Zona Oeste, Marcos Antônio Figueiredo Martins, conhecido como "Marquinho Catiri", foi preso por agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), no final da tarde desta segunda-feira. Ele estava acompanhado de três PMs, dois deles da ativa, e um militar do Exército. De acordo com a Polícia Civil, eles estariam fazendo a segurança do miliciano.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 (1/10)

Bope e Choque fazem operação na Cidade de Deus

Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar realizam na manhã desta terça-feira operação na comunidade Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. Moradores relatam tiros na região desde as 5 horas.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 (2/10)

Bandidos atacam base da UPP Babilônia/Chapéu-Mangueira

A base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Babilônia/Chapéu-Mangueira, no Leme, foi atacada por bandidos, no fim da madrugada desta terça-feira. De acordo com a UPP, os militares não realizaram disparos. No momento, a área está estabilizada. O Grupo de Intervenção Tática da Coordenadoria de Polícia Pacificadora foi acionado e enviado à região com um blindado da corporação.

Fonte: O Dia (2/10)