Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 03 de dezembro, segunda-feira

Intervenção na segurança do Rio não será prorrogada, diz Bolsonaro

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) confirmou nesta sexta-feira (30/11) que a intervenção na segurança do Rio de Janeiro não será prorrogada durante seu governo. Segundo ele, o Congresso pode discutir ainda a prorrogação da lei que permite a atuação das Forças Armadas no estado, mesmo que a intervenção tenha acabado. A intervenção federal no Rio gera preocupação na equipe do presidente eleito porque, enquanto ela estiver valendo, o Congresso não pode aprovar emendas à Constituição (PEC).

Fonte: O Globo (30/11)

MPF vai ouvir presos que denunciaram tortura em quartel no Rio

O Ministério Público Federal (MPF) vai começar a ouvir nesta semana os presos que denunciaram uma sessão de tortura dentro da 1ª Divisão de Exército, na Vila Militar, Zona Oeste do Rio. O MPF instaurou um inquérito civil para investigar o caso. Dentre as possíveis penalidades para os agentes responsáveis, está a perda dos cargos dos que tenham participado direta ou indiretamente da sessão de tortura. Paralelamente, o Exército também investiga as denúncias.

A Justiça negou o pedido de liberdade aos presos que denunciaram uma sessão de tortura. Quatro deles afirmaram, em depoimentos prestados à Justiça e à Defensoria Pública, que, após serem detidos, foram espancados com pedaços de madeira e levaram chicotadas com fios elétricos dentro de uma “sala vermelha” no quartel. Todos os oito relataram ter sido agredidos por militares após a prisão, ainda na favela.

Fonte: O Globo (30/11), Extra (3/12)

Quadrilha acusada de traficar armas do Mato Grosso do Sul para o Rio é alvo de operação

As polícias Civil do Rio e Rodoviária Federal (PRF) fazem, nesta segunda-feira, uma operação para desarticular uma quadrilha responsável pelo tráfico de armas e munição do Mato Grosso do Sul para o Rio de Janeiro. A ação acontece nos dois estados e visa a cumprir 17 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. A operação é um desdobramento de uma investigação da Delegacia Especializada em Armas, Munição e Explosivos (Desarme) e da PRF a partir de apreensões realizadas pelas duas unidades.

O inquérito da Desarme identificou e indiciou cerca de vinte suspeitos que integram uma organização criminosa que atua em diversos estados do Brasil. Além da Desarme e da PRF, dão apoio à operação as unidades do Departamento Feral de Polícia Especializada (DGPE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do grupo Garras da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul. Também participam da ação equipes da Corregedoria da Polícia Militar. No Rio, foram mobilizados cem agentes da Polícia Civil e 50 da PRF. Já no Mato Grosso do Sul, estão nas ruas 30 policiais civis e 30 policiais rodoviários federais.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / O São Gonçalo (3/12)

Bandidos do Rio combinam roubos e sequestro em áudio: ‘O time tá em campo'

Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) prenderam, na tarde dessa quinta-feira, na comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, Caio Cesar da Silva Brito, o Playboy. Segundo investigação da Polícia Civil, o criminoso, que pertence à maior facção do Rio, é responsável pelo tráfico de drogas no Morro do Limão, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, e ainda integra uma quadrilha especializada no roubo de cargas de cigarro. A base dele no Rio seria o Complexo do Alemão, na Zona Norte da cidade. A polícia ainda encontrou, em um dos telefones usados pelo criminoso, cópias de uma conversa na qual um criminoso negocia com uma mulher o pagamento de resgate por uma moto que fora roubada. Playboy possui duas condenações por extorsão e uma por roubo. De acordo com informações da Polícia Civil, o criminoso encontrava-se evadido do sistema prisional do Rio.

Fonte: O Globo / Extra (30/11)

Polícia Militar realiza operação no Complexo da Mangueirinha

Policiais do 15º BPM (Duque de Caxias) realizam uma operação no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na manhã desta segunda-feira. Segundo informação da PM, o balanço parcial da ação conta também com um fuzil, uma pistola 9 mm, drogas, rádios, uma réplica de pistola apreendidos, um criminoso foi ferido e outros sete foram presos até o momento.

Fonte: O Dia / G1 (3/12)

Lei de temporários é fundamental para a segurança, diz prefeitura de Niterói

A lei 124/18, aprovada quarta-feira na Câmara dos Vereadores para a contratação de profissionais temporários nas mais diferentes áreas do serviço público, pode causar problemas ao prefeito Rodrigo Neves (PDT). A prefeitura considera a medida imprescindível para dar continuidade ao programa Niterói Presente, que ganhará investimento de R$ 359 mil em equipamentos eletrônicos no próximo ano, mas o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) acusa o chefe do Executivo de improbidade administrativa por utilizar sucessivos processos seletivos simplificados com o objetivo de contratar temporariamente trabalhadores para cargos de natureza permanente. A PGM esclarece que, com a declaração de inconstitucionalidade de dispositivos da lei de 2014, houve uma lacuna na legislação sobre o tema e foram criadas novas regras com base no artigo 37, inciso IX da Constituição.

Fonte: O Globo (2/12)

Futuro secretário da PM é instrutor de Educação Física

Nas reuniões de transição da nova cúpula da Polícia Militar, o treinamento de snipers não é prioridade. A promessa de abater criminosos com fuzis, feita pelo governador Wilson Witzel logo após ser eleito, está longe do horizonte do próximo comandante da PM, que será alçado a secretário com a extinção da Secretaria de Segurança. A maior preocupação do coronel Rogério Figueredo de Lacerda é outra: aumentar o efetivo da PM nas ruas após o fim da intervenção federal.

Na avaliação de Figueredo, a redução da criminalidade em 2018 se deve, sobretudo, ao aumento da presença de policiais e viaturas na rua durante a intervenção. Para manter os números na descendente, o futuro secretário já se movimenta para conseguir a prorrogação do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) até outubro do ano que vem, quando vão se formar 800 PMs incorporados este ano. Por isso, desde já, ele tenta negociar a permanência dos militares no estado no início do governo.

Fonte: O Globo (2/12)

PM morre e outro fica ferido durante operação em Angra dos Reis

Um policial militar morreu e outro ficou ferido, nesta sexta-feira (30/11), durante uma operação no bairro Camorim Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio. O sargento Nilton Moura Júnior, de 44 anos, era lotado no 10º BPM (Barra do Piraí), que apoiava a ação do 33º BPM (Angra dos Reis). Ele foi atingido no ombro. O sargento Moura foi levado para o Hospital Geral de Japuíba, mas não resistiu. O outro policial foi ferido de raspão na perna. Ele foi atendido na mesma unidade e liberado em seguida. Em nota, a PM lamentou a morte do sargento e informou que ele estava na Corporação havia 18 anos. O policial era casado e deixa uma filha e uma enteada.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia (30/11)

Mulher dá à luz durante operação da PM em Acari

Uma jovem de 18 anos deu à luz um bebê durante uma operação do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) em Acari, na Zona Norte do Rio. De acordo com a PM, durante a ação os agentes Choque se depararam com Bianca Barbosa dos Santos, que estava em trabalho de parto. Ainda segundo a PM, os próprios policiais fizeram o parto da jovem, que deu à luz Isabeli Iasmin. A operação da polícia tinha como objetivo capturar criminosos ligados ao tráfico de drogas. Duas pessoas foram presas. Os PMs também recuperam um carro e uma moto roubados, dez quilos de cocaína, uma réplica de fuzil e outras drogas que estão sendo contabilizadas.

Fonte: O Globo / Extra (1/12)

Um terço das apreensões de drogas no Rio foi com usuário

Mais de um terço das apreensões de drogas no Estado do Rio em 2017 foi com usuários. Do total de ocorrências, 35% delas são classificadas como porte para consumo, segundo dados inéditos levantados pelo Instituto Sou da Paz. Outros 56% dos casos estão enquadrados como tráfico, e 9% não têm autor. Somados, são 21.312 registros no ano passado. O número é 25% inferior ao de 2015, quando houve 28.089 apreensões, o maior pico de uma série histórica com início em 2006.

Fonte: O Globo (2/12)

'Tentei socorrer, mas ele continuou batendo', diz mãe de mulher feita refém pelo marido em Santa Cruz

O homem acusado de fazer a mulher de refém na manhã deste domingo, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, foi identificado como Ademilson Ferreira da Silva. Ele está casado com Ana Paula de Lima, de 31 anos, há oito anos, e, de acordo com a mãe da mulher, eles não tinham histórico de brigas. Ademilson se entregou à polícia após cerca de duas horas de negociação com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Agentes do 27º BPM (Santa Cruz) deram apoio e fizeram um cerco ao local. O caso aconteceu na Estrada de Santa Veridiana. Em nota, a Polícia Civil afirma que Ademilson Ferreira foi preso em flagrante por crime de lesão corporal e cárcere privado pela lei Maria da Penha. Ele será apresentado posteriormente à audiência de custódia onde permanecerá à disposição da Justiça.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 (2/12)

Policial militar reformado é baleado em assalto em Cascadura, na Zona Norte

Um policial militar reformado foi baleado na manhã deste domingo, após ser assaltado em Cascadura, Zona Norte do Rio. De acordo com a PMERJ, o 9º Batalhão de Polícia Militar (Rocha Miranda) foi acionado para verificar ocorrência no bairro e encontrou a vítima de roubo ferida. De acordo com informações colhidas no local pelos agentes, o carro e a arma do policial foram roubados pelos criminosos, que fugiram em seguida. Um segundo veículo também foi roubado na ação criminosa.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 (2/12)

Homem é achado morto com cortes no rosto e cacos de vidro no pescoço, na Vila Mimosa

Um homem foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira, na Rua Sotero dos Reis, na Vila Mimosa, mais famosa área de prostituição do Rio, localizada no bairro Praça da Bandeira, na Zona Norte. A vítima tem cortes no rosto e cacos de vidro no pescoço, o que indica que ela foi assassinada, informaram policiais militares do 6º BPM (Tijuca). Segundo testemunhas contaram aos agentes, o homem teria reagido a um assalto. O Corpo de Bombeiros chegou a ser chamado, mas ao chegar ao local a vítima já estava morta. A área foi isolada para a realização de uma perícia. O caso deve ser investigado pela Delegacia de Homicídios (DH) da Capital.

Fonte: Extra / O Dia (3/12)