Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 05 de novembro, segunda-feira

Miliciano acusa cúpula da Polícia Civil de acobertar assassinato de Marielle Franco

O ex-policial militar Orlando de Oliveira Araújo, o Orlando da Curicica, interrompeu a sua rotina de preso para contar sua versão sobre as mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, no dia 14 de março. Um dos principais suspeitos do crime, Curicica nega a participação no duplo assassinato, mas põe em xeque as investigações e acusa a Polícia Civil do Rio de não ter interesse em elucidar o caso. A Polícia Federal vai investigar a atuação de agentes públicos, milicianos e criminosos para atrapalhar as investigações. Curicica incluiu até o chefe da Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa, no esquema para proteger os “capos” da contravenção envolvidos em assassinatos. Barbosa disse que repudia a tentativa de um miliciano perigoso de colocar em risco a investigação

Fonte: O Globo / Extra / G1 / Agência Brasil / UOL (1/11)

Justiça rejeita provas contra jovens detidos durante operação do Exército no Rio

A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio rejeitou, como suposta prova de envolvimento com o tráfico de drogas, mensagens de um aplicativo que teriam sido encontradas nos telefones usados por alguns dos cinco jovens, presos no dia 20 de agosto em operação das Forças Armadas no Morro do Sereno, na Penha, na Zona Norte do Rio. O quinteto já havia sido colocado em liberdade, por conta de outra decisão judicial, expedida três dias após a prisão. A decisão de rejeitar a suposta prova é fruto do julgamento de um pedido da Defensoria Pública. Todas as conversas anexadas como provas serão retiradas do processo, por entender que os dados foram acessados pelos militares de forma ilegal, sem mandado judicial e sem autorização dos donos dos telefones.

Fonte: O Globo (1/11)

PMs sofrem tentativa de assalto na Avenida Brasil

Dois agentes da Polícia Militar sofreram, na quinta-feira (1), tentativa de assalto na Avenida Brasil, na altura de Manguinhos. Dois criminosos em uma motocicleta anunciaram o assalto, mas os PMs reagiram e balearam um dos bandidos, que é menor de idade. O outro assaltante conseguiu fugir.

Fonte: O Globo (2/11)

Moradora é baleada durante operação da Polícia Militar em Niterói

Uma troca de tiros entre policiais do Grupamento de Ações Táticas do 12º BPM (Niterói) e traficantes da Favela da Cocada, no Badu, em Niterói, terminou com uma moradora morta, na quarta-feira. Ela foi baleada durante o confronto e não resistiu ao ferimento.

Fonte: O São Gonçalo (2/11)

Mulher é assassinada com tiro de fuzil no rosto

O assassinato de uma mulher dentro da Favela do Jacarezinho, na Zona Norte, na madrugada desta sexta-feira (2), deixou a comunidade em estado de choque. Cristiane Ferreira, de 27 anos, foi morta com um tiro de fuzil no rosto disparado na frente de três de seus quatro filhos, dentro de casa. O autor do tiro foi um jovem conhecido como Rafael e também pelo apelido Téo, com quem Cristiane estaria mantendo um relacionamento. Cristiane foi enterrada neste sábado (3).

Fonte: O Globo / Extra / G1 (2 e 3/11)

Witzel tem planos de usar drone que faz disparos em ações policiais no Rio

Com pautas semelhantes às do presidente eleito Jair Bolsonaro para o combate à violência, o governador eleito Wilson Witzel planeja viajar para Israel, no ano que vem, para buscar tecnologias para área de segurança. Ele deve ir acompanhado do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidente eleito. Os dois se encontraram e discutiram, entre outros recursos técnicos, o uso de drones que levam armas acopladas. Witzel já havia defendido o abate de criminosos com fuzis, que foi criticado por especialistas e pelo atual ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Já o futuro ministro da Defesa, general Augusto Heleno, apoiou a ideia, adotada antes no Haiti.

Fonte: O Globo / G1 / UOL (3/11)

Adolescente morre após ser atingido por bala perdida na Vila da Penha

Um adolescente morreu depois de ser atingido por uma bala perdida no Morro da Fé, na Vila da Penha, Zona Norte do Rio. Wanderson Salustiano dos Santos, de 16 anos, estava na casa de um amigo na Rua Eva, na localidade conhecida como Lixeira. Ele chegou a ser levado para o Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos. Em nota, a Polícia Militar afirma que policiais da Unidade da Polícia Pacificadora (UPP) Fé/Sereno estavam na região e foram atacados por criminosos. Ainda de acordo com a nota, eles não revidaram.

Fonte: O Globo / Extra (3/11)

Tenente do Exército é morto em assalto na BR 101, em São Gonçalo

O segundo tenente da reserva do Exército Ezenilton Mudesto Silva, de 59 anos, foi morto na manhã deste domingo, durante tentativa de assalto no quilômetro 313 da BR-101, na altura no Bairro Guaxindiba, em São Gonçalo. A vítima passava de carro, no sentido Manilha, quando foi abordada por dois homens em uma moto, que tentaram levar o veículo.

Fonte: O Globo / Extra / G1 / Agência Brasil / O São Gonçalo / O Fluminense (4/11)

Base da UPP de Manguinhos é atacada e dois morrem em confronto

Um intenso tiroteio no fim da tarde e na noite deste domingo deixou pelo menos dois mortos e três feridos depois que a base da Unidade da Polícia Pacificadora (UPP) de Manguinhos foi atacada. Entre os mortos está um adolescente de 17 anos que seria morador da comunidade. A polícia não confirmou se ele estaria envolvido na troca de tiros.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 (4/11)

PM realiza operação no Complexo da Penha

Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Fé e Sereno realizam, na manhã desta segunda, uma operação no conjunto de favelas da Penha, na Zona Norte do Rio. Equipes do Grupamento de Intervenções Táticas (GIT) das UPPs também participam da ação. Em redes sociais, diversos moradores relatam tiroteios. Agentes reforçam o patrulhamento nas vias de acesso ao complexo.

Fonte: O Dia / G1 (5/11)