Dia 07 de dezembro, sexta-feira
Ex-PM e miliciano fingem ser policiais civis para extorquir dinheiro de comerciantes
Um vídeo mostra o ex-policial militar Carlos Augusto Toledo de Ambrois e seu cúmplice, o miliciano Davi Liberato de Araújo, dentro de uma loja, disfarçados de policiais civis para extorquir dinheiro de comerciantes. Os dois usam camisas com a inscrição "Polícia Civil" e distintivos falsos. Em alguns momentos, parecem intimidar os lojistas. Carlos Augusto foi preso, nesta quinta-feira (6), por agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod). Já Davi havia sido preso pela especializada na última segunda-feira. Com ele foi apreendido também um Renault Sandero roubado, que os acusados diziam ser uma viatura descaracterizada.
O carro havia sido roubado na área da 54ª DP (Belford Roxo). Carlos Augusto foi expulso da PM por suspeita de participar de roubos de cargas e Davi já havia sido preso em 2008 acusado de participar da tortura de jornalistas do jornal "O DIA" na Favela do Batan, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Davi foi beneficiado com a progressão de regime e saiu da cadeia em condicional em junho de 2016. Já Carlos Augusto entrou na condicional em fevereiro deste ano. Contra os dois presos havia mandados de prisão pendentes em virtude de um inquérito policial da Dcod e, também, da Vara de Execuções Penais (VEP), que revogou o benefício da liberdade condicional de ambos.
Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 / UOL (6/12)
Ação de ordenamento da Guarda Municipal em Bangu termina em confronto
Um grupo ateou fogo em objetos e bloqueou vias durante uma ação da Guarda Municipal em Bangu, na Zona Oeste do Rio, na tarde desta quinta-feira (6). De acordo com o órgão, ocorria uma operação de ordenamento naquela região. Vias importantes como a Avenida Ministro Ary Franco, uma das principais do bairro, chegaram a ser interditadas. Não há informações sobre feridos no local e ninguém foi preso. Por meio de suas redes sociais, a Polícia Militar também se pronunciou sobre o caso: "Diversos camelôs estão praticando atos criminosos e violentos na região de Bangu. O 14º BPM intensifica o policiamento no local para conter práticas criminosas".
Fonte: O Globo / Extra (6/12)
Casal de peruanos é preso após tentativas de furto e de suborno de militares
O peruano, que se identificou para a polícia como Wuaiter Rene Yactayo Calderón, foi preso, na manhã desta quinta-feira (6), após tentar furtar, dentro de um ônibus lotado, na altura de São Cristóvão, o celular de Maria das Neves. Já na 17ª DP (São Cristóvão), sua companheira, que se identificou como Yahaira Mangavicta Conde, recebeu voz de prisão ao tentar livrar o preso oferecendo R$ 1,5 mil aos policiais militares. Por orientação de delegados da 17ª DP, o caso foi levado para a Central de Garantias da Polícia Civil, na Cidade da Polícia, para o registro da prisão em flagrante.
Fonte: O Globo / Extra (6/12)
Tiroteio em morro do Leme deixa turista europeu ferido
Um turista europeu foi atingido por um tiro, na tarde desta quinta-feira (6), no Morro Chapéu Mangueira, no Leme. O turista foi levado para o Hospital Miguel Couto.
De acordo com a Polícia Militar, uma equipe da UPP Chapéu/Mangueira/Babilônia foi recebida a tiros durante patrulhamento na comunidade. Na ação, o cabo André Leite ficou ferido. Atingido no rosto, o PM também foi atendido no Hospital Miguel Couto e está consciente.
Em nota, a PM informou que no início da tarde policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Chapéu Mangueira/Babilônia foram recebidos a tiros durante patrulhamento no interior da comunidade. O policiamento foi intensificado na região e ações de varredura estão sendo realizadas em busca dos responsáveis pela ação.
Fonte: O Globo / O Dia / G1 (6/12)
Moradores relatam pânico durante tiroteio no Flamengo
Moradores da Rua Machado de Assis, no Flamengo, na Zona Sul do Rio, usaram as redes sociais para relatar um tiroteio em frente à Galeria São Luiz, no início da tarde desta quinta-feira (6). Segundo informações postadas, um assaltante em fuga teria trocado tiros com um segurança no local. O 2º BPM (Botafogo) enviou equipes para a Rua Machado de Assis para averiguar o que aconteceu. De acordo com as primeiras informações do batalhão, ninguém ficou ferido.
Fonte: O Globo / Extra (6/12)
Segurança morre e outro fica ferido durante assalto a carro-forte em Higienópolis
Dois seguranças foram baleados durante uma tentativa de assalto a um carro-forte em Higienópolis, na Zona Norte do Rio, na tarde desta quinta-feira (6). Os agentes foram surpreendidos pelos criminosos na Avenida dos Democráticos, em frente ao supermercado Rede Economia. Um deles, segundo confirmou a Polícia Civil, não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro segue hospitalizado. As identidades das vítimas não foram reveladas. A Polícia Militar foi acionada para o local, pouco tempo depois do fogo cruzado. O mesmo ocorreu com o Corpo de Bombeiros. Quando os militares chegaram ao local, no entanto, as vítimas já haviam sido levadas de lá, informou a corporação.
Fonte: O Globo / Extra (6/12)
Confronto no Morro do Borel deixa dois baleados
Dois criminosos foram baleados durante um confronto com a Polícia Militar no Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, na noite desta quinta-feira (6). Os dois foram levados para o Hospital Federal do Andaraí. Segundo informações da sala de polícia da unidade de saúde, um deles acabou não resistindo aos ferimentos e morreu horas depois. O outro segue internado. As identidades dos criminosos não foram divulgadas. Durante uma ação de rotina, um carro da UPP da comunidade se deparou com mais de 20 bandidos que circulavam na Rua São Miguel. Foi neste momento que teve início o confronto. De acordo com a corporação, nenhum policial ficou ferido.
Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 (6/12)
Homem morre durante tiroteio com a polícia em Botafogo
Um suspeito morreu durante uma troca de tiros com policiais militares do 2º BPM (Botafogo) na manhã desta sexta-feira (7), na Rua da Passagem, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. De acordo com as primeiras informações do batalhão, o homem tentava fazer um assalto no local.
Fonte: O Globo / Extra / G1 (7/12)
PM entra em confronto com bandido durante assalto em Caxias
Um policial militar sofreu uma tentativa de assalto, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele estava de carro, com a esposa, próximo à Favela do Lixão, na noite de quarta-feira, quando foi abordado por um bandido e reagiu. Os dois trocaram tiros e pelo menos dois disparos atingiram o veículo do agente. O carro do policial ficou com marca de perfuração no vidro traseiro e na lateral. Ninguém ficou ferido.
Fonte: O Dia (7/12)