Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 07 de novembro, quarta-feira

MP investiga depoimento sobre propina paga a policiais do caso Marielle

Os depoimentos dados pelo miliciano Orlando de Oliveira Araújo, o Orlando de Curicica, sobre os assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, serão investigados em duas frentes. Além do inquérito aberto na Polícia Federal, o MPRJ instaurou procedimento investigatório criminal para apurar os fatos narrados por Curicica sob sigilo. O juiz Sérgio Moro afirmou, em entrevista coletiva na terça-feira, que o crime precisa ser solucionado. O futuro ministro da Justiça citou o atentado ao comentar as ações contra crimes de ódio e contra minorias.

Fonte: O Globo / Extra / G1 (6/11)

Operação do Bope na Maré deixa pelo menos cinco mortos

Em meio a uma escalada da violência durante operações, uma incursão da Polícia Militar ao Complexo da Maré terminou com cinco mortos e oito feridos na madrugada desta terça-feira. Após o confronto, um grupo de moradores invadiu a Avenida Brasil e ateou fogo a uma pilha de lixo, interditando o trânsito. Pela manhã, o clima permanecia tenso na região. Quem passava pela via expressa podia ver o corpo de uma das vítimas ainda sobre um carrinho, num dos acessos à comunidade. Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, de janeiro a setembro deste ano, 1.181 pessoas foram mortas pela polícia, um aumento de 44% em comparação ao mesmo período de 2017.

Fonte: O Globo / Extra / G1 / Agência Brasil / UOL (6/11)

Mulher morta na baixada pode ter sido vítima de execução, diz polícia

O delegado Fábio Salvadoretti, da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), disse que a principal linha de investigação do assassinato de Adeclyr Costa Pereira Guimarães, de 40 anos, é de que ela foi vítima de uma execução. Segundo testemunhas, o assassino parou o carro ao lado do automóvel de Adeclyr e fez os disparos.

Fonte: O Globo / Extra (6/11)

Witzel: ‘‘não podemos permitir que a criminalidade fique sambando na cara da polícia’’

O governador eleito Wilson Witzel voltou a defender nesta terça-feira, em discurso para plateia formada por juízes federais, uma ação enérgica para combater traficantes armados com fuzis que atuam nas favelas do Rio para que os bandidos não “fiquem sambando na cara da polícia”. Dessa vez, porém, Witzel não falou em “abater” criminosos.

Fonte: O Globo (6/11)

Alerj aprova relatório da CPI do controle de armas de fogo

A Alerj aprovou nesta terça-feira o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou o desvio. O relatório aponta 47 medidas para um controle efetivo das armas e munições. Entre as propostas, destacam-se: a articulação dos Ministérios da Justiça e Defesa para que os dados do Sistema Nacional de Armas (SINARM) e do Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (SIGMA) sejam interligados e compartilhados; o cumprimento do Estatuto do Desarmamento pelo Exército, e a realização de um trabalho em conjunto da Superintendência da Polícia Federal do Rio, da Polícia Civil do Estado do Rio e do Comando Militar do Leste para a criação de um banco de dados único.

Fonte: O Dia (6/11)

Soldado da Marinha é assassinado em São João de Meriti

O soldado da Marinha Daniel da Silva Rodrigues, de 25 anos, foi assassinado na noite desta terça-feira, em São João de Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Fonte: O Globo / O Dia / UOL (7/11)

Perseguição policial no Méier termina com um homem morto e dois presos

Um homem morreu e outros dois foram presos em perseguição policial no Méier, na Zona Norte. Segundo a polícia, os três roubaram um carro na Rua 24 de Maio, na terça-feira. Com os homens foram apreendidas quatro armas, sendo que duas delas eram falsas.

Fonte: O Globo / O Dia (7/11)

Comando Conjunto faz operação nos morros Fallet, Fogueteiro e Coroa

O Comando Conjunto faz, na manhã desta quarta-feira, uma operação nas comunidades Fallet, Fogueteiro e Coroa, no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio. A ação — que mobiliza mil militares das Forças Armadas e 280 policiais militares — visa a remoção de bases antigas da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) que atua naqueles locais. A UPP vai virar uma companhia subordinada ao 5º BPM (Praça da Harmonia). Já houve confronto com traficantes, mas não há notícias de feridos.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / Agência Brasil / O Fluminense / UOL (7/11)

Polícia Militar realiza operação no Bateau Mouche, na Praça Seca

A Polícia Militar realiza, na manhã desta quarta-feira, uma operação no Bateau Mouche, na Praça Seca, na Zona Oeste do Rio. A corporação não divulgou, até o momento, qual é o objetivo da ação.

Fonte: O Dia / G1 (7/11)

MP pede arquivamento de inquérito que investiga mortes durante operação em São Gonçalo

O Ministério Público pediu o arquivamento do inquérito que investiga a morte de oito pessoas no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, em novembro do ano passado. Na época, policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e soldados do Exército fizeram uma operação na comunidade. Parentes dos mortos chegaram a dizer que a chacina foi cometida pelas forças de segurança, mas a polícia e o Exército afirmam que os homens já estavam mortos quando as tropas chegaram. O Ministério Público encaminhou uma cópia dos autos ao Ministério Público Militar, que investiga a atuação dos soldados do Exército.

Fonte: G1 (7/11)

‘Chefão’ do Santo Cristo é preso pela polícia no Fonseca

Apontado como chefe do tráfico de drogas da Comunidade do Santo Cristo, no Fonseca, em Niterói, José Ricardo Gomes da Costa, o Kako, de 31 anos, foi preso na manhã de ontem por policiais do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) da Engenhoca e do Caramujo. Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto. Segundo a polícia, eles receberam denúncias do paradeiro do acusado e foram até a localidade. Chegando na Comunidade do Santo Cristo, a PM foi recebida a tiros e revidou aos disparos. Kako foi capturado com uma pistola Glock, calibre 9mm, com numeração raspada.

Fonte: O São Gonçalo (7/11)