Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 10 de abril, terça-feira

Na madrugada desta segunda, um policial foi baleado durante perseguição a bandidos na Zona Norte do Rio. Em seguida, durante a manhã, foi divulgada a notícia da morte do 36º policial neste ano. O sargento Décio Anastácio Nunes, 48 anos, estava internado desde 8 de fevereiro depois de ser baleado na cabeça no município de Belford Roxo.

O Portal dos Procurados divulgou cartaz na manhã de segunda oferecendo recompensa de RS 2.000,00 por informações sobre o Welligton da Silva Braga, conhecido como Ecko. Tudo aponta para ele ser o chefe da quadrilha conhecida como Liga da Justiça, que afronta o estado de direito na Zona Oeste do Rio. As investigações mostraram também que os milicianos se uniram à facção de criminosos denominada Terceiro Comando Puro (TCP). 

Por outro lado, uma ótima notícia de ontem (9) foi a decretação da prisão preventiva de todos os suspeitos presos numa megaoperação contra a milícia. Quatro defensores públicos foram para a penitenciária Bandeira Stampa atender parte dos milicianos presos que não tem advogados. O medo da sociedade era que todos fossem soltos. 

A intervenção quer desmantelar as milícias no estado e também procura Danilo Dias, que controla os grupos de Seropédica e Nova Iguaçu. Ontem, a polícia também prendeu três milicianos suspeitos da execução de cinco jovens no conjunto Minha Casa, Minha Vida, em Maricá. Os policiais da Delegacia de Homicídios de Niterói e de São Gonçalo e os promotores do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público cumpriram mandado de prisão contra João Paulo Firmino, suspeito de executar os jovens. Junto com Firmino, foram encontrados Flávio Martins, o Bibinha, e Jeferson Ramos. Durante a operação, foi apreendido dinheiro, armas, carros e motos. 

A polícia também divulgou escutas telefônicas, gravadas com autorização da Justiça, que mostram os detalhes de como o maior grupo de milicianos do Rio extorquia dinheiro da população.

Durante a manhã de ontem a Polícia Militar fez operação no Complexo do Lins. A operação contou com apoio da polícia de choque, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Ações com Cães. 

A situação da Baixada Fluminense continua caótica e quatro pessoas foram mortas no bairro da Luz em Nova Iguaçu. A Delegacia de Homicídios da Baixada iniciaram as investigações.

Foi assassinado um colaborador do vereador Marcelo Siciliano ouvido na semana passada no caso da morte de Marielle Franco e Anderson Gomes. 

O corpo de Alexandre Maria, 37 anos, foi localizado por policiais do 18º Batalhão Militar no bairro Taquara.

Ontem o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, se reuniu com a cúpula da Segurança Pública para discutir o caso Marielle Franco e Anderson Gomes. Participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, general Richard Nunes; o chefe da Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa; e o superintendente da Polícia Federal, Ricardo Saadi.

O presidente Michel Temer esteve no Rio para a posse do novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ex- ministro Dyogo Oliveira. Em seu discurso, falou sobre a intervenção federal na segurança pública do estado. Segundo ele, a parceria entre os governos federal e estadual está dando certo. “Estes últimos gestos do fenômeno interventivo, agora na semana passada, foram preciosos para o Rio de Janeiro, mas também para o país, porque dá o exemplo”, avaliou.

Até Amanhã,

Equipe do Olerj