Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 11 de dezembro, terça-feira

Polícia recupera obra de artista português em comunidade da Zona Norte do Rio

Uma das obras do artista plástico português Isaque Pinheiro foi recuperada pela Polícia Militar na comunidade Beira Rio, no Jardim América, Zona Norte do Rio. A ação foi confirmada pela corporação e ocorreu na tarde desta segunda-feira. Esta é uma das 50 peças — 45 gravuras e cinco esculturas — roubadas no fim de novembro deste ano, quando eram transportadas por um caminhão para Belo Horizonte. O crime aconteceu na Rodovia Presidente Dutra, na altura do município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A ação desta tarde foi desencadeada pelo 41º BPM (Irajá). Um homem foi preso ao ser encontrado com a escultura.

Fonte: O Globo / Extra / Agência Brasil (10/12)

Dois pedreiros são baleados e mortos durante assalto em São João de Meriti

Os pedreiros Marco Antônio Pereira de Oliveira, de 41 anos; e Jailson de Oliveira Adão, de 46, foram mortos nesta segunda-feira em tiroteio em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. De acordo com a PM, eles trabalhavam próximo ao local do confronto e não resistiram aos ferimentos.

Fonte: O Globo / Extra (10/12)

Policial e jovem são baleados durante tentativa de assalto em São João de Meriti

Um policial e uma jovem foram baleados, na noite desta segunda-feira, durante tentativa de assalto no bairro Grande Rio, em São João de Meriti. Segundo a Polícia Militar, o militar reagiu ao assalto quando estava em uma loja na região. Na ação, o policial foi ferido no braço e uma jovem de 18 anos, na perna. Os criminosos conseguiram fugir em um ônibus.

Fonte: O Dia / G1 (10/12)

Agentes do Rio serão treinados em Israel

O governador eleito do Rio, Wilson Witzel, reuniu-se neste domingo com o ministro da Defesa Interna de Israel, Gilad Erdan, para discutir um acordo de cooperação técnica na Segurança. O objetivo de Witzel é treinar em Israel policiais que atuam no Rio no combate ao crime organizado. O ministro Erdan acenou com a possibilidade de o Rio de Janeiro contar com a atuação de um adido militar que, a partir de 2019, se dividiria entre Rio e São Paulo. Ele se propôs a receber uma delegação de policiais fluminenses, que poderão receber treinamento semelhante ao da polícia de fronteira de Israel, que combate grupos terroristas.

Fonte: O Fluminense (10/12)

Polícia prende três milicianos de Catiri, em Bangu

Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e de Inquéritos Especiais (Draco/IE) prenderam, nesta segunda-feira, Valmir Paulo de Oliveira, Leandro Pereira Araújo Silva e Carlos Henrique Mendes da Cruz, acusados de integrar milícia. Segundo investigações, os três atuam na comunidade de Catiri, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Valmir é um dos chefes do grupo. Além da prisão, foram apreendidos um fuzil AK-47, uma metralhadora Uzi, duas pistolas Glock (calibres 9mm e .40), uma pistola 28 e um revólver 38.

Fonte: O Dia / G1 (10/12)

Faixa na Lagoa homenageia 94 PMs assassinados no estado

A organização não governamental Rio de Paz estendeu nesta segunda-feira (10) uma faixa de 10 metros no bairro da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro, para homenagear os policiais militares mortos no estado neste ano. A ONG é conhecida por fazer atos contra a violência no Rio. A faixa estendida na Curva do Calombo traz os dizeres “Rio de Janeiro. 2018. 94 policiais militares assassinados. Até quando? ”. Segundo a Rio de Paz, a ideia é manter a faixa no local até o ano que vem e, a partir de janeiro, começar a colocar placas com os nomes dos policiais mortos em 2019.

Fonte: O Fluminense (10/12)

Forças de segurança fazem operações em comunidades do Rio

Quase 5 mil homens das forças de segurança participam, na manhã desta terça-feira, de operações que ocorrem em 13 comunidades de sete bairros das zonas Norte — Anchieta, Guadalupe, Colégio, Honório Gurgel e Vicente de Carvalho — e Oeste — Bangu e Vila Militar — do Rio. Os agentes checam denúncias de atividades criminosas, retiram barricadas e cumprem mandados judiciais. Ao todo, a operação conta com 4.760 militares das Forças Armadas, 120 policiais civis e 60 policiais militares. As equipes têm apoio de veículos blindados e aeronaves. Já na Ilha do Governador, o Comando de Operações Especiais (COE) realiza operações nas comunidades do Dendê e do Boogie Woogie.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 / Agência Brasil (11/12)

Bandidos explodem agência bancária em Caxias

Bandidos explodiram uma agência do Banco do Brasil, na madrugada desta terça-feira, na Rua Brigadeiro Lima e Silva, em Duque de Caxias. Segundo o 15º BPM (Duque de Caxias) dois caixas eletrônicos foram os alvos da explosão. Com o impacto das bombas, estruturas metálicas de parte do teto da agência despencaram.

Fonte: O Globo / Extra (11/12)

Dupla é presa com 110 quilos de pasta base de cocaína escondidos em carro

Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Delegacia Especializada em Armas, Munição e Explosivos do Rio resultou na apreensão de 110 quilos de pasta base de cocaína, na manhã desta terça-feira. A droga, dividida em 111 tabletes, estava escondida no fundo falso de um Kia Sorento. Os dois presos foram autuados em flagrante na delegacia por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A operação realizada pela PRF e pela Desarme tinha como objetivo reprimir o tráfico de armas e drogas na divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia (11/12)

UPP completa 10 anos com 60 policiais mortos em comunidades 'pacificadas'

Um mês após usar a tão sonhada farda de gala em sua formatura como policial militar, Vagner Vieira da Cruz foi morto durante confronto com traficantes na UPP Vila Cruzeiro, em fevereiro de 2014. Vagner está nas estatísticas que registram 60 PMs assassinados em serviço nas Unidades de Polícia Pacificadora nos 10 anos do projeto, que serão completados no dia 19 de dezembro, data da inauguração da primeira unidade, no morro Santa Marta. Esse número, obtido em um levantamento do G1 com base em dados da PM, aponta a média de 1 PM morto a cada 2 meses. O levantamento aponta ainda que 387 policiais foram feridos trabalhando nas UPPs. Outros 66 foram mortos em folga. De dezembro de 2008 até o final do ano passado, foram registrados 1.627 homicídios em áreas de UPPs, sendo 687 mortes por intervenção policial, de acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). No ano de 2014, com todas as bases instaladas, o projeto chegou a ter um efetivo de 9.453 policiais. Ao longo dos anos, o programa perdeu mais de 2 mil PMs e hoje conta com um efetivo de 7.193 homens. O Rio de Janeiro chegou a ter 38 UPPs, sendo uma na Baixada Fluminense. Atualmente são 31. O Complexo do Alemão e o Complexo da Penha são as áreas que mais tiveram registros de policiais mortos em serviço: cerca de 15.

Fonte: G1 (11/12)

Acusados da morte de líder do CV são presos pela PM no Fonseca

Os policiais do 12ºBPM (Niterói) prenderam, na última sexta-feira, dois homens acusados da morte de Diego Santos Gomes, o Ploc, acusado de liderar a venda de drogas na Favela do Buraco do Boi, no Barreto. O crime aconteceu na madrugada do dia 23 de novembro, durante invasão de integrantes da facção Amigos dos Amigos (ADA) e Terceiro Comando Puro (TCP) à comunidade do Barreto, onde criminosos do Comando Vermelho (CV) lideram o tráfico. Ploc era ligado ao Comando Vermelho há mais de seis anos, estava foragido da justiça com mandados de prisão em aberto e já tinha passagens pela polícia por associação ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma e roubo.

Fonte: O São Gonçalo (11/12)