Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 11 de junho, segunda-feira

O Plano de Segurança da Intervenção Federal ficou pronto após cem dias. O documento, que foi muito exigido pelos parlamentaras e estudiosos, faz várias recomendações, entre elas a contratação de militares da reversa por um ano. O Olerj vai apresentar uma análise descritiva do plano e fará um acompanhamento periódico da sua execução.

São 66 metas em cinco eixos: diminuição dos índices de criminalidade; recuperação da capacidade de operação dos órgãos de segurança; articulação entre os entes federativos; fortalecimento do caráter institucional da segurança; melhoria do sistema prisional.

Na sexta-feira pela manhã, o Exército decidiu manter o cerco nas comunidades da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro: Cidade de Deus, Gardênia Azul, Outeiro, Vila do Sapê, Parque Dois Irmãos e Morro da Helena. O general Braga Netto, interventor federal na Segurança Pública do Rio, esteve na Cidade de Deus.

Na Penha, na Zona Norte do Rio, a delegacia iniciou o mapeamento de câmeras instauradas no bairro. 

O vereador Marcello Siciliano depôs por quatro horas no caso do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.

Na sexta, também foram enterrados os corpos do sargento da Polícia Militar, que foi assassinado, e de sua mãe que teve um infarto ao saber da perda do filho. O pai do sargento disse que o filho tinha medo de morrer. O enterro foi acompanhado por um ônibus cheio de amigos que chegaram para se despedir. 

No Engenho Novo, Zona Norte do Rio, um cabo da Polícia Militar foi sequestrado e espancado por traficantes.

Na tarde de sexta-feira, um tiroteio no bairro da Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro, provocou o fechamento do bondinho do Pão de Açúcar e deixou um ferido. O tiroteio foi entre policiais e bandidos que vieram pela mata dos morros da Babilônia e Chapéu Mangueira no Leme. A guerra que já dura semanas no Leme é entre as facções Comando Vermelho e do Terceiro Comando Puro.

O secretário de Segurança Pública, general Richard Nunes, confirmou a extinção da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus. A UPP será substituída por uma companhia destacada da Polícia Militar. O sábado começou com operações policiais na Zona Sul e com três presos. 

Um intenso tiroteio ocorreu na Rocinha e a autoestrada Lagoa-Barra precisou ser fechada. Moradores da comunidade foram obrigados a encontrar abrigos durante o tiroteio. 

As forças de segurança agiram na Rocinha, Vidigal, Chácara do Céu e Parque da Cidade. Na comunidade da Coruja, em São Gonçalo, foi encontrado o corpo de um PM carbonizado dentro de um carro. O PM trabalhava na Diretoria-Geral de Saúde e é o 56º policial morto em 2018.

Na cidade de Macaé, norte do estado do Rio, foram apreendidos três fuzis e uma granada. Não houve confronto entre a polícia e o suspeito se integrou e não mostrou qualquer resistência. 

Mais um tiroteio na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Polícias militares e traficantes fizeram pesado confronto no sábado de tarde levando pânico aos moradores do bairro.

Na manhã de domingo, foram encontrados sete corpos na Praia Vermelha, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Um grupo de parentes que chegou ao local disse que eles são traficantes e que estavam desaparecidos desde sexta, quando houve o tiroteio entre policiais e bandidos nos morros do Chapéu Mangueira e Babilônia, no Leme. Os familiares acusaram a polícia de ter executado os jovens na mata e jogado os corpos ao mar. 

Também no domingo, policiais do Comando de Polícia Ambiental prenderam 36 pessoas em flagrante em uma rinha de galo de briga em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Foram apreendidas cinco armas, munições, três pássaros silvestres e 70 galos. Todos os presos foram encaminhados para a 59ª Delegacia de Polícia de Duque de Caxias.

Até amanhã,

Equipe do Olerj