Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 12 de abril, quinta-feira

Ontem (11), um homem foi executado com tiros de fuzil no Recreio dos Bandeirantes. A Delegacia de Homicídios vai investigar o caso. 

Motorista da Rede Globo foi sequestrado por criminosos no aeroporto. Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de São Carlos perceberam algo estranho no veículo na Avenida Rodrigues e conseguiram libertar a vítima.

Um segurança de uma escola foi baleado durante um arrastão no bairro Cachambi, na Zona Norte do Rio. O 3º Batalhão de Polícia Militar informou que criminosos fizeram o arrastão na Rua Tenente Costa, em frente ao colégio. 

A Polícia Federal informou que encontrou digitais nas balas que mataram Marielle Franco e Anderson Gomes. Dessa forma, poderá comparar as digitais encontradas com as de suspeitos. 

Na cidade de São Gonçalo, a Polícia Militar prendeu suspeitos de matar a diretora de Colégio Infanti. Rosemery Souza foi morta por conta de disputa judicial pela escola. Segundo a polícia, os três suspeitos foram presos com provas concretas. 

Um PM foi sequestrado durante uma operação na comunidade do Jacaré. A operação contava com um blindado e uma aeronave. A polícia militar informou que vias foram fechadas. As buscas pelo PM continuam.

Na terça-feira, o secretário de Segurança Pública, general Richard Nunes, deu longa entrevista ao site UOL pontuando a prioridade absoluta no combate ao crime de roubos de veículos; e a previsão de aumentar o efetivo da Polícia Militar. Ele já anunciou um reforço de 1.700 policiais em abril. 

Foram cinco eixos de ação priorizados para aumentar o número de PMs. Em primeiro lugar, a convocação ainda neste mês de mil PMs aprovados em concurso público. Além disso, o retorno de 700 policiais cedidos a outros órgãos públicos, o trabalho de policiais na hora de folga com adicional no salário, a revisão geral em todas as licenças médicas e a transferência de policiais das Unidades de Polícia Pacificadora para policiamento regular. Hoje, a PM tem 44 mil policiais, mas não é possível saber quantos estão nas ruas.

O secretário Richard Nunes também anunciou convênio com a Polícia Federal para que a polícia receba 300 carros este mês. Ele disse que o tempo da intervenção é curto, mas dá para fazer muita coisa. Também se comprometeu com a reestruturação da carreira dos policiais e com a implantação de critérios técnicos para a promoção. Ele afirmou que pretende trabalhar muito para a integração das ações e inteligência na polícia e garantiu ter um grande compromisso com educação profissional dos policiais.

Familiares dos 159 presos, detidos durante estratégica operação contra as milícias no último sábado, fizeram protestos alegando que muitos dos presos não são milicianos e estavam em uma festa paga. Apesar dos protestos, a Justiça manteve a prisão de todos. Importante lembrar que durante a operação foram apreendidas 26 armas, sendo muitos fuzis, 1.256 projéteis e onze carros roubados.

O Juizado da Infância e da Juventude, acatando parecer do Ministério Público, liberou oito adolescentes apreendidos na mesma festa. Todos estavam em abrigos.

O presidente Michel Temer criou 67 cargos para a intervenção e o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, negou que estejam paralisadas 63 ações da intervenção por conta da data de liberação de verba.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio negou oficialmente a devolução de policiais para o policiamento ostensivo do estado. Atualmente, 146 policiais militares seguem trabalhando na Casa. 

Até amanhã,

Equipe do Olerj