Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 12 de julho, quinta-feira

Cargos para Gabinete de Intervenção

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória que estabelece o cargo de interventor federal no Rio de Janeiro na estrutura do Poder Executivo. O texto também cria outros 66 cargos em comissão e funções comissionadas para o gabinete, segundo a Agência Câmara. Agora, a MP segue para o Senado.

A estimativa de impacto orçamentário-financeiro é de R$ 7 milhões para 2018 e de R$ 3,8 milhões para 2019.

Fonte: Destak Rio de Janeiro (11/07)

Senado aprova MPs da intervenção

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) as medidas provisórias que criam cargos e destinam recursos para a intervenção federal na área de segurança pública do Rio de Janeiro. Como as MPs 825/2018 e 826/2018 haviam sofrido modificações no Congresso Nacional, elas terão que seguir para a sanção presidencial na forma de projetos de lei.

Fonte: Agência Senado (11/07 às 19h11)

Vácuo de informações

Ausência de informações essenciais tem se agravado nas páginas dos jornais e sites, onde registros incompletos passaram a ser cada vez mais comuns.

Apesar de acompanharmos diariamente cinco jornais impressos, dez portais de notícias e jornais online, páginas de Facebook e perfis do Twitter, a extensão da nossa lista de fontes não é suficiente para que tenhamos um panorama completo das ações do Gabinete da Intervenção e de todos os órgãos de segurança pública do Estado.

As informações ausentes formam um padrão: normalmente, estão relacionadas ao efetivo das forças de segurança empregados em cada operação; ao tipo de prisões realizadas, se ocorridas através de um mandado de prisão ou em flagrante; às motivações para cada prisão; e, por fim, à quantidade de drogas, armas e outros materiais apreendidos.

Fonte: El País (12/07)

Bloqueio de celulares é antecipado

Atendendo a uma solicitação do Gabinete de Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro, o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu antecipar a implantação do sistema de bloqueio de novos celulares irregulares para o estado do Rio de Janeiro a partir de 8 de dezembro deste ano. A previsão anterior era que o bloqueio começasse no estado só em 2019.

Fonte Agência Brasil (11/07 às 16h14)

Aluno morto em ação policial

Bruna Silva, mãe do garoto Marcus Vinícius, estudante de 14 anos, deu um testemunho contundente nesta quarta-feira (11) aos parlamentares que integram a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Para ela, o responsável pela morte de seu filho durante uma operação policial no Complexo da Maré, na zona Norte do Rio, é um só: o Estado brasileiro. Ela pede o fim da intervenção no Rio.

Fonte: Brasil de Fato (12/07)

Operação com 3,7 mil agentes prende nove no Rio

Nove pessoas foram presas durante duas operações promovidas nas zonas norte e sul do Rio de Janeiro pelas Forças Armadas, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil. As ações ocorreram no complexo de favelas do Lins de Vasconcelos, na zona norte, e nas favelas Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul. O objetivo era cumprir mandados expedidos pela Justiça, cercar as áreas e remover barricadas. Até as 19h não foram registrados confrontos.

Fonte: Portal Terra (11/07, às 19h56)

Parlamentares acusam investigadores do caso Marielle de negligência

“Esperávamos com a intervenção federal o fortalecimento das investigações. Uma mulher negra parlamentar foi executada. Isso é crime político. Todas as vidas importam, mas a conotação desse crime exige esclarecimentos. Para nós que lidamos com isso todos os dias, precisamos entender o que aconteceu. Quem matou e por quê? O desrespeito das autoridades com a comissão não é aceitável”, reclama a deputada Jandira Fegalli (Psol-RJ).

Fonte: Correio Braziliense (11/07, às 14h51)