Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 12 de junho, terça-feira

A semana começou tensa na cidade do Rio de Janeiro. É preciso uma explicação sobre os sete corpos encontrados na praia vermelha na Urca, investigar o que ocorreu e ouvir as famílias. Houve uma chacina nos morros do Leme e da Urca. A cidade e o estado não podem achar normal que sete corpos apareçam mortos numa praia.

Não é mais possível a banalização da morte. É fundamental escutar as testemunhas que querem falar dos morros Babilônia e Chapéu Mangueira. Os familiares também querem falar. A cidade do Rio de Janeiro vem sendo marcada por chacinas desde 1992 e não se pode apenas contabilizar mais uma entre tantas.

Os sete traficantes que tiveram seus corpos encontrados na praia vermelha Urca eram oriundos da Vila dos Pinheiros, Complexo da Maré. Eles se perderam na mata que liga o Leme à Urca e foram encontrados pelos policiais militares. Os sete bandidos faziam parte do Terceiro Comando Puro e estavam no Leme combatendo a facção rival Comando Vermelho.

Outro desafio da semana para a intervenção é de gestão. Não é mais possível que o R$ 1,2 bilhão liberado pelo governo federal esteja sem uso. Existem cerca de 300 licitações para serem realizadas e a equipe da intervenção precisa encontrar o caminho adequado de gestão para que os recursos sejam usados na proteção e prevenção da população. 

O governo do estado ainda não sabe se vai conseguir pagar sua folha de pessoal, incluído todos os agentes de segurança (Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Agentes Penitenciários) até o próximo dia 14 de junho. Segundo o governador, tudo depende do fluxo de arrecadação.

No Méier, Zona Norte do Rio, um policial militar foi baleado em tiroteio com bandidos. Um suspeito morreu e outro ficou ferido.

A manhã de ontem foi de muitos tiroteios no Complexo de Favelas da Maré. Os primeiros conflitos começaram logo às 6h da manhã em Parque União e Nova Holanda. 

A Delegacia de Icaraí, em Niterói, divulgou cartaz mostrando imagens do “bonde do fuzil”, grupo de bandidos acusado de cometer assaltos nos bairros da Zona Sul de Niterói nos últimos meses. A 77ª Delegacia de Polícia pede a colaboração da população para que possa prender os acusados. 

Em Niterói também, ocorreram ações da Secretaria de Ordem Pública, reconhendo carrinhos, sucatas e mercadorias irregulares.

Em Nova Friburgo, região serrana do estado, no bairro Alto Floresta, ocorreu troca de tiros entre traficantes e policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar. Uma adolescente de 15 anos foi apreendida durante a ação.

Amanhã, o general Braga Netto, interventor federal na Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro, fará um balanço da intervenção na Associação Comercial do Rio de Janeiro, e na próxima segunda-feira (18), será a vez de apresentar o Plano Estratégico para a Comissão Externa da Câmara dos Deputados. O Observatório Legislativo - Olerj estará presente.

Até amanhã,

Equipe do Olerj