Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 13 de dezembro, quinta-feira

Em discurso na inauguração de novo batalhão, comandante critica corrupção

Na inauguração do Recom (Rondas Especiais e Controle de Multidões), o novo batalhão da Polícia Militar do Rio que substituiu o antigo Batalhão de Policiamento de Grandes Eventos, o tenente-coronel Daniel Queiroz, comandante da unidade, fez um duro discurso criticando o "caos social" impulsionado pela recessão e pela corrupção desenfreada. Na presença do secretário de Segurança, Richard Nunes, Queiroz mencionou a prisão de políticos, como governadores, sem citar nomes. O novo batalhão tem efetivo de 400 policiais. Inicialmente, o patrulhamento será na mancha criminal da Região Metropolitana. Diariamente, serão empregados seis grupamentos compostos, cada um, por duas viaturas e oito homens.

Fonte: O Globo / Extra / UOL / O Fluminense (12/12)

Witzel diz que fim da Secretaria de Segurança é 'medida necessária' para chegar aos 'barões da droga'

Um dia após o general Richard Nunes, secretário de Segurança do Rio, e o general Braga Netto, interventor federal para a área de Segurança Pública, criticarem o fim da Secretaria de Segurança, o governador eleito Wilson Witzel usou uma rede social para dizer que a medida é necessária. De acordo com Witzel, ao acabar com a pasta, será possível “investigar a fundo e chegar aos ‘barões da droga’, aos executivos do crime”.

Fonte: O Globo / G1 (12/12)

Witzel defende lei para esclarecer que polícia pode matar suspeito com fuzil

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou nesta quarta-feira que, caso haja interesse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, vai se empenhar para que seja aprovada no Congresso uma lei que esclareça ações já praticadas segundo o protocolo policial, como o abate de quem estiver portando um fuzil. Segundo ele, uma pessoa que tem um fuzil em mãos tem uma ação muito rápida e está preparada para tirar a vida de quem atravessar seu caminho.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia (12/12)

Caminhão dos Correios é roubado na Praça Seca

Bandidos roubaram um caminhão dos Correios na Praça Seca, Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira. Policiais do 18º BPM (Jacarepaguá) receberam denúncias sobre o caso, mas o veículo não foi localizado. Os Correios informaram que o motorista do veículo não ficou ferido.

Fonte: O Dia (12/12)

Witzel afirma que o ideal é ter Pezão e Cabral em presídio federal ainda a ser construído

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu a construção de mais presídios federais para receber, entre outros, presos ilustres como o atual governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão. Sem citar nomes, Witzel disse que a prisão de Pezão, do ex-governador Sérgio Cabral e de deputados estaduais na rede estadual é ruim. O governador eleito disse que, em reunião com o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, ia levar a demanda por novos presídios federais. Mais cedo, ele e outros 22 governadores eleitos conversaram com Moro sobre propostas para a área de segurança.

Fonte: O Globo / G1 (12/12)

Polícias Militar e Civil fazem operação para prender PMs acusados de desviar carga roubada

A Corregedoria da Polícia Militar e a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DH-Nit/SG) fazem, nesta quinta-feira, uma operação para prender PMs do 7º BPM (São Gonçalo) suspeitos de desviar carga roubada. O objetivo das equipes é cumprir 14 mandados de prisão e 55 de busca e apreensão. Os suspeitos são um tenente, seis sargentos, quatro cabos e três soldados. O tenente Maikon Eweton Santos de Almeida foi preso em casa. Ele foi indiciado por peculato. O colete à prova de balas do agente e sua arma foram apreendidos.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / Agência Brasil / G1 / O São Gonçalo / O Fluminense (13/12)

Presos que denunciaram tortura em quartel dizem ter sido ameaçados por militares na cadeia

Presos que denunciaram uma sessão de tortura dentro de um quartel do Exército no Rio afirmaram, nesta quarta-feira, durante depoimento no Ministério Público Federal, terem sido ameaçados por militares no Complexo de Gericinó, onde estão detidos. As ameaças teriam sido feitas na quinta-feira passada, quando quatro integrantes do Exército foram ao presídio ouvir os detentos sobre as agressões denunciadas em novembro. Os presos também alegam que alguns trechos de seus relatos — justamente aqueles em que detalham as torturas sofridas — foram suprimidos da versão final dos depoimentos. Procurado, o Comando Militar do Leste não respondeu.

Fonte: O Globo / Extra (13/12)

Polícia apura tiroteio envolvendo bandidos que abordaram empresário na Tijuca

A Delegacia de Homicídios da capital quer esclarecer a troca de tiros envolvendo bandidos que abordaram o empresário David Esteves Barbosa, de 27 anos, na noite da última terça-feira, na Tijuca, Zona Norte do Rio. O confronto aconteceu antes mesmo da chegada da Polícia Militar. Durante o tiroteio, vários disparos foram feitos em direção à vítima, que acabou sendo atingida. Um bandido, identificado como Daniel Hansmiller Alves da Silva, também foi baleado e acabou morrendo.

Fonte: O Globo / Extra (13/12)

Operação mira milicianos que atuam em condomínio do Minha Casa, Minha Vida

O Ministério Público do Rio de Janeiro, em conjunto com a Polícia Civil, realiza a Operação Héstia, na manhã desta quinta-feira, para prender oito milicianos e cumprir mandados de busca e apreensão em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O grupo de milícia atua dentro de condomínios do Minha Casa, Minha Vida.

Fonte: O Dia / G1 (13/12)

Polícia Militar troca tiros com criminosos na Praça Seca

Homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) realizam uma operação, nesta quinta-feira, na comunidade do Bateau Mouche, na Praça Seca, Zona Oeste do Rio, e arredores. Segundo a PM, aos menos quatro criminosos ficaram feridos na ação. Com um criminoso, que foi preso no início da operação, foi apreendida uma pistola calibre .380, drogas e um radiocomunicador. Outros suspeitos que fugiam da operação entraram em confronto com militares do Choque.

Fonte: O Dia / G1 (13/12)

Homem é baleado em Madureira

Um homem foi baleado, na noite desta quarta-feira, em Madureira, na Zona Norte do Rio. De acordo com as informações iniciais, Sidney C. Pia, de 43 anos, foi ferido quando estava na Rua Turiaçu, na altura da Rua Leopoldino de Oliveira. O Corpo de Bombeiros informou que agentes do quartel de Campinho socorreram o homem.

Fonte: O Dia (13/12)

‘Chefe’ do tráfico no Menino de Deus é preso num ‘bonde’ de Uber em Niterói

Apontado pela polícia como o ‘chefe’ do tráfico da comunidade do Menino de Deus, no Centro de São Gonçalo, Matheus dos Santos Venâncio, de 23 anos, foi preso por policiais do 12º BPM (Niterói), junto com mais três comparsas, na manhã de terça-feira, em Pendotiba, Niterói. Os quatro suspeitos portavam uma pequena quantidade de maconha, dividida entre baseados já enrolados e trouxinhas, além de um aparelho para triturar a erva. Todos foram encaminhados para a 79ª DP (Jurujuba), onde foi constatado que Matheus, Yago dos Santos Ribeiro, de 23 anos, Euler Marcio Ramalho Pereira, de 30 anos, e um menor de 14 anos, eram oriundos do Menino de Deus.

Fonte: O São Gonçalo (13/12)

Policiais do 12ª BPM realizam operação na Grota

Policiais do 12º BPM realizam na manhã desta quinta-feira (13) uma operação na Comunidade da Grota, próximo ao bairro do Largo da Batalha, em Niterói. Nas redes sociais, moradores reclamam desde cedo de tiros nas regiões das Comunidades da Grota, Garganta e Viradouro.

Fonte: O Fluminense (13/12)