Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 15 de junho, sexta-feira

O interventor, general Walter Braga Netto, antecipou as estatísticas criminais de maio. Ele apontou queda nos índices de letalidade violenta, homicídios dolosos e roubos de rua, cargas e veículos.

As mortes violentas estão em declínio: 636 em março contra 528 em maio; sendo que em maio de 2017 foram 543. Os homicídios dolosos em março foram 503 e em maio 379. Em maio de 2017, foram 425. Os roubos de rua, segundo o Instituto de Segurança Pública, caíram de 11.182 em março para 11.021 em maio, sendo que em maio de 2017 foram 13.833. Os roubos de veículos diminuíram de 5.538 para 4.373 e os de carga de 917 para 752. Para especialistas em segurança pública, a paralisação dos caminhoneiros é a responsável pela queda dos roubos no estado e não a ação da intervenção.

Por outro lado, os autos de resistência, mortes a partir de intervenções policiais, aumentaram. Sobre o aumento dos autos de resistência, o interventor avalia que os bandidos aumentaram os confrontos com as forças de segurança.

Ele anunciou que autorizou por portaria que os secretários de Segurança, Administração Penitenciária e Defesa Civil possam convocar PMs e bombeiros da reversa para atuarem em serviços burocráticos liberando efetivo para as ações de segurança. O interventor disse também que foi autorizado pelo Tribunal de Contas da União a fazer contratações sem licitação durante o período da intervenção. O general informou ainda que todos os 960 militares licenciados por questões de saúde passarão a atuar em operações de segurança.

O chefe de gabinete da intervenção federal, general Mauro Sinott, deixou o cargo para ocupar comando no Rio Grande do Sul. Quem assume o posto é o general Paulo Roberto de Oliveira que atualmente é o chefe do Estado Maior do Comando Militar do Leste. 

O porta-voz da intervenção, coronel Roberto Itamar, disse que a saída já estava planejada e que não houve qualquer interferência ou problemas para a troca da chefia de gabinete.

O cabo da Polícia Militar, Thiago Lopes da Silva, e sua esposa morreram durante um acidente fugindo de bandidos em Duque de Caxias na Baixada Fluminense. A mulher do policial estava grávida. Um dos bandidos foi preso e dois foram feridos. Com os bandidos, estava uma pistola de 9 mm. O caso está sendo acompanhado pela 59ª DP de Duque de Caxias.

O deputado estadual Marcelo Freixo, no dia que marcou o terceiro mês do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, cobrou resultado nas investigações.

O presidente Michel Temer recebeu em Brasília o interventor federal, general Braga Netto, que entregou o Plano de Segurança. Ele também levou um panorama da atual situação da intervenção ao presidente da República. 

O ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que a intervenção saiu da destruição para a construção de uma nova segurança pública. O general Braga Netto também disse que o maior legado é o Plano de Segurança.

Ontem as forças de segurança realizaram operações em onze comunidades da Zona Oeste: Curral das Éguas, Fumacê, Muquiço, Palmeirinha, Batan, Minha Deusa, Parque dos Nogueiras, Vila Vintém, Promorar 1, Promorar 2 e Triângulo. As operações tiveram como objetivo remover barricadas, revistas de veículos e de pessoas.

O prefeito do Rio de Janeiro anunciou que não vai mais financiar o programa de segurança Centro Presente. Em seu lugar, vai implantar um programa da Prefeitura chamado Rio mais Seguro. O suplente do vereador Marcelo Piuí prestou depoimento sobre o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Piauí é suplente do vereador Marcello Siciliano.

Até segunda,

Equipe do Olerj