Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 16 de abril, segunda-feira

Na sexta-feira (13), a Polícia Civil e o Ministério Público, por meio de operação em Queimados e Itaguaí, na Baixada Fluminense, apreenderam oito menores que já estavam atuando na gerência do tráfico. Também foram feitas 32 prisões com mandado e cinco prisões em flagrante. A operação, denominada Cananeu, surgiu a partir de investigações nas comunidades de São Simão, Caixa D’Água e Morro Azul, em Queimados. Armas e drogas estavam escondidas em casas abandonadas.

Na madrugada de sexta, o prédio da Câmara de Vereadores da cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, foi atacado a tiros. Só o porteiro estava no local e não houve feridos. Na mesma madrugada, o advogado André Fernandes Maia, de 41 anos, foi executado a tiros em Jacarepaguá, quando saía de casa.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) não cumpriu o prazo de devolver à corporação os policiais militares cedidos. No sábado, o secretário de Segurança, general Richard Nunes, reagiu dizendo que convocará todos pelo Diário Oficial e que aqueles que não se apresentarem serão considerados faltosos. O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, em represália, desmarcou reunião que ocorreria nesta terça (17) com o interventor, general Walter Braga Neto.

Segundo dados da Secretaria de Segurança, são 3.113 agentes de segurança cedidos a órgãos especiais, tribunais e prefeituras. O interventor Braga Netto solicitou a devolução de 2.044 PMs cedidos. Dos que foram requisitados pela Assembleia Legislativa, 87 devem se apresentar aos batalhões da Polícia Militar. O Ministério Público tem 236 policiais, mas foram requisitados nove. 

Na sexta, a Secretaria de Segurança iniciou a operação Dínamo, contra roubo de carros, com a presença das Forças Armadas nas ruas do Rio de Janeiro, São Gonçalo e Baixada Fluminense.

No sábado (14), completou um mês do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Vários pontos da cidade do Rio amanhecerem com homenagens. Além do Rio, cidades como Buenos Aires, Budapeste, Lisboa e Gotemburgo também fizeram homenagens. A assessora da vereadora assassinada, que estava no carro com ela, deixou o país. A decisão foi tomada por medo e receio da mesma sofrer retaliações.

Em São Gonçalo, PMs do 7º Batalhão foram recebidos a tiros, na comunidade do Jockey, por cerca de 40 bandidos fortemente armados. Os policiais foram verificar denúncia de que um outro policial havia sido sequestrado e levado para a comunidade. 

O policial militar Diogo Alcântara foi atacado e assassinado quando saía do serviço. Ele é o 36º PM assassinado no estado neste ano. 

A Polícia Militar fez operação no Morro da Grota em busca dos assassinos, levando pânico a população que passava pela estrada da Cachoeira. 

Em Itaguaí, a polícia prendeu cinco pessoas em uma operação contra a milícia. Além dos presos, foram apreendidas duas pistolas, dois revólveres, carros, motos e fardamentos militares.

O jornal Extra mostrou no domingo que o número de militares que abandonam as Forças Armadas tem aumentado em pleno período da intervenção. Um levantamento aponta que 14 praças respondem por deserção. Vários vêm sendo capturados, envolvidos com quadrilhas de traficantes ou assaltantes. Em 2017, 21 pessoas que portavam identidades militares foram presas.

Criminosos disfarçados de PMs tentaram assaltar depósito de rede de lojas em Seropédica, na Baixada Fluminense. Fardados e armados com fuzis, tentaram entrar no depósito. Mas os seguranças desconfiaram e acionaram o Batalhão da Polícia Militar de Queimados.

Um policial militar reformado, conhecido por Boiadeiro, foi preso por suspeita de matar um homem na Zona Norte.

A Polícia prendeu onze suspeitos de tráfico de drogas em uma comunidade na cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. A prisão foi motivada por um confronto entre facções rivais que lutavam pelo controle do tráfico no local. Uma pessoa morreu na disputa. 

Em outro confronto, desta vez na Praça Seca, na favela Bateau Mouche, região de Jacarepaguá, dois bandidos foram mortos e duas pessoas ficaram feridas. Houve também apreensão de drogas. A PM encontrou 19 munições, 1,4 mil papelotes de cocaína, 24 tabletes de maconha, 332 trouxinhas de maconha, 13 pedras de crack e um rádio transmissor. O Exército ocupou os acessos à comunidade no Bateau Mouche.

No domingo (15), o portal G1 lançou, em parceria com o Núcleo de Violência da Universidade de São Paulo (USP), um monitor da violência no Brasil, criando o Índice Nacional de Homicídios. Em fevereiro, foram 3.276 pessoas mortas no Brasil sem contar seis estados que não enviaram dados (Tocantins, Maranhão, Rondônia, Bahia, Minas Gerais e Paraná).

No Brasil, o índice de homicídios a cada 100 mil pessoas foi de 1,57. No Rio, foi 2,74. Os estados com maior taxa de homicídio no Brasil são Pará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

Até amanhã,

Equipe do Olerj