Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 17 de agosto, sexta-feira

Ministro da Defesa rebate críticas à intervenção

O ministro da Defesa, general Silva e Luna, rebateu as críticas de entidades como o Observatório da Intervenção Federal na Segurança Pública no Rio de Janeiro sobre a criminalidade no Rio, em relação ao trabalho das Forças Armadas no estado. "Pelo quarto mês consecutivo, houve redução nos índices de criminalidade. O esforço do Gabinete de Intervenção Federal para melhorar a gestão na área de segurança pública do Rio de Janeiro é essencial para a contínua queda na criminalidade", afirmou. O general Silva e Luna citou que "a Secretaria de Segurança do Rio está implementando ações como a capacitação de policiais militares", informando que serão treinados, até fim do ano, 2.500 agentes de segurança para o policiamento nas ruas. Relatório elaborado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro informa que o número de latrocínios, homicídios dolosos e roubo de veículos, cargas e estabelecimentos comerciais caíram desde que começou a intervenção.

Fonte: O Dia (16/8)

 

Megaoperações tiveram média de uma arma apreendida por ação

De acordo com o relatório do Observatório da Intervenção da Universidade Cândido Mendes, sobre os seis meses de intervenção federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro, um total de 372 dessas operações resultou na apreensão de 373 armas. Ou seja, a média de uma arma recolhida por operação. O documento, divulgado nesta quinta-feira (16), mostra também que elas mobilizaram 172 mil agentes e tiveram 81 mortos.

Fonte: O Globo (16/8)

 

PM saca arma em discussão com vereadora na barca Rio-Niterói

A vereadora candidata a deputada federal pelo Psol, Talíria Petrone, acompanhada de alguns militantes, fazia a travessia da estação Arariboia, em Niterói, até a Praça XV, no Centro do Rio, onde panfletaria em campanha eleitoral, autorizada a partir de hoje. A vereadora não soube informar o motivo da presença do policial na barca, mas garantiu que não estava fazendo campanha e iria somente atravessar para a estação da Praça XV. O PM apreendeu os documentos de Talíria e danificou o seu material de campanha. A PM informou que houve tumulto nas barcas e um policial militar de serviço naquele local conduziu um grupo de pessoas para a 4ª DP (Praça da República).

Fonte: O Dia (16/8)

 

Comando Conjunto faz operação no Complexo do Alemão

O Comando Conjunto, em apoio à Secretaria de Estado de Segurança, realiza desde a noite desta quinta-feira (16) uma operação no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Participam da operação 235 militares das Forças Armadas e 70 policiais civis, com apoio de blindados e aeronaves.

Fonte: O Globo / Extra / UOL (16/8)

 

Intenso tiroteio no Jacarezinho assusta moradores e motoristas

Segundo informações da Unidade de Polícia Pacificadora Jacarezinho, policiais da unidade realizavam patrulhamento no interior da comunidade e foram recebidos a tiros na localidade conhecida como Beco da Síria. Houve confronto e, até o momento, não há informações sobre feridos. Os militares apreenderam um menor com uma pistola Glock 9mm, um carregador e uma mochila com entorpecente.

Fonte: Extra / O Dia (16/8)

 

Tiros durante ação em acesso ao Cavalão

No início de operação policial, tiros foram disparados do alto do morro do Cavalão, enquanto o trabalho era realizado na Rua Joaquim Távora. Segundo a polícia, veículos em situação irregular e seus condutores foram encaminhados para a delegacia. Em Santa Rosa, a ação foi feita na Rua Siqueira Campos.

Fonte: O Fluminense (16/8)

 

Batalhão de Choque realiza operação na Cidade de Deus

Policiais Militares do Batalhão de Choque realizam operação na comunidade Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira. Até o momento não há informações de prisões ou apreensões.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 (17/8)

 

Miliciano é preso durante operação policial no Morro do Urubu

A Polícia Militar realiza, na manhã desta sexta-feira, uma operação no Morro do Urubu, na Zona Norte do Rio. O miliciano Marcos Vinícius Tostes da Silva, conhecido como "Pitbull" ou "MV", foi preso pelos policiais do 3º BPM (Méier).

Fonte: O Dia (17/8)

 

MP é favorável à participação da PF nas investigações do caso Marielle

O Ministério Público do Rio de Janeiro reafirmou, através de documento expedido nesta quarta-feira (15), ser favorável à participação da Polícia Federal nas investigações da morte da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes. O ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, já havia deixado a PF à disposição para participar nas investigações, mas nesta quinta-feira afirmou que a Polícia Civil do Rio de Janeiro recusou a oferta de cooperação. No documento enviado a Jungmann, o procurador-geral da Justiça, Eduardo Gussem, destacou o “estimado valor da colaboração da Polícia Federal para a elucidação do caso, uma vez que o órgão está legalmente autorizado a atuar em episódios dessa natureza”.

Fonte: O Dia / G1 / UOL / Agência Brasil (17/8)

 

Operação termina com três presos e um baleado no Miriambi

A operação foi realizada na manhã de ontem (16), no bairro Jardim Miriambi, em São Gonçalo. Com os acusados, foram apreendidas drogas, uma pistola Glock 9 milímetros e um rádio transmissor. Os policiais do 7° BPM (São Gonçalo) estavam fazendo a patrulha de rotina pelo bairro, quando chegaram em um ponto de venda de drogas. Eles foram recebidos a tiros e houve confronto.

Fonte: O São Gonçalo (17/8)

 

Dois suspeitos de tráfico são mortos em ação da PM na Ititioca

Três homens foram baleados durante confronto entre policiais militares do 12° BPM (Niterói) e traficantes da Ititioca, na tarde de ontem (16). Segundo informações, dois dos suspeitos morreram e um seguia internado em estado grave. Um fuzil, uma pistola, três granadas e drogas foram apreendidos no local.

Fonte: O São Gonçalo (17/8)