Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 17 de maio, quinta-feira

A intervenção federal completou três meses ontem. A primeira etapa foi direcionada a diagnósticos e às mudanças nos comandos das polícias Civil e Militar. O porta-voz da Intervenção Federal, coronel Roberto Itamar, disse que agora, numa nova fase, a população vai perceber mais o policiamento nas ruas. 

O coronel também anunciou que os policiais vão atuar com novas armas, coletes e viaturas. Ele afirmou que serão mais de 1,3 mil policiais nas ruas e que vão chegar mais viaturas além das 265 que já foram entregues. 

O porta-voz informou ainda que uma nova comunidade será ocupada na região de Bangu no mesmo modelo de Vila Kennedy. 

Além disso, garantiu que a percepção de segurança tende a melhorar em três meses. “Deve ser anunciada muito em breve a redução de vários índices de criminalidade, que traduzem a própria sensação de segurança da população, incluindo os roubos de rua. Os resultados estatísticos demoram um pouco a aparecer, mas a partir deste mês temos a certeza de uma tendência de redução nos índices”, concluiu.

O dia de ontem (16) começou com a notícia de mais um policial militar morto, durante uma tentativa de assalto. O sargento Robert de Almeida, de 42 anos, foi abordado por bandidos e morto em Cascadura. Ele trabalhava na Coordenadoria de Polícia Pacificadora. É o 48º policial morto em 2018. 

Dois estabelecimentos da empresa Lojas Americanas, com distância de 2 km, foram assaltados na região da Tijuca num intervalo de uma hora.

Policial militar é baleado na Rodovia Amaral Peixoto, em São Gonçalo. Em Niterói, as forças de segurança fizeram uma operação nas comunidades do Lazarento, Peixe Galo e Preventório nos bairros de Charitas e Jurujuba. O objetivo foi impedir o tráfico de drogas e fazer um policiamento ostensivo, bem como cumprir mandados judiciais.

A operação envolveu a remoção de barricadas que impediam a entrada da polícia nestas comunidades. A responsabilidade da operação foi do 12º Batalhão. 

Policiais da Divisão de Homicídios estiveram no complexo penitenciário de Gericinó para ouvir Orlando de Curicica. Ele é apontado como um dos principais envolvidos no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Segundo o levantamento divulgado pelo Serviço Fogo Cruzado, o número de tiroteios subiu 25% no Rio de Janeiro durante a intervenção federal. Foram 2.309 tiroteios na região metropolitana, uma média de 25,9 por dia. O número de mortos foi de 393 e o de feridos, 302.

A Comissão de Constituição de Justiça do Senado aprovou a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Projeto aprovado no Congresso Nacional, nesta semana, garantiu recursos finaneiros para a criação de 67 cargos em comissão para o Gabinete da Intervenção. Cargos que só serão extintos seis meses após o fim da intervenção. A criação propriamente dita dos cargos está prevista em Medida Provisória ainda em tramitação.

Até amanhã, 

Equipe do Olerj