Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 18 de abril, quarta-feira

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro negou 22 habeas corpus no caso dos suspeitos de integrar milícia. Serão analisados 161 pedidos. Todos foram presos na operação de combate à milícia no dia 7 de abril em Santa Cruz.

Parentes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes se reuniram com o chefe da Polícia Civil. Foi um encontro para que a polícia explicasse o andamento das investigações do assassinato.

Na manhã de ontem, bandidos foram flagrados durante roubo de cargas no Complexo da Pedreira. Imagens feitas pelo helicóptero de uma TV mostraram os bandidos roubando cargas. Por conta das imagens, a Polícia Militar foi até o local. 

Avaliação realizada por seguradoras diz que a Avenida Brasil tem sete carros roubados por dia. Só em março, segundo dados do Instituto de Segurança Pública, 719 pessoas tiveram seus carros roubados na região de Irajá.

O chefe do Tráfico do Morro do Borel, na Tijuca, foi preso pelos policiais de roubos e furtos de cargas. O porta voz da intervenção federal no Rio, coronel Roberto Itamar, disse que o policiamento ostensivo das Forças Armadas ainda não apresentou resultados. Ele afirmou que a chegada da verba de R$ 1,2 bilhão permitirá o aumento das ações. 

Um ladrão foi morto após matar um oficial da PM na Zona Norte. O roubo foi realizado com dois outros bandidos.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro decidiu devolver aos batalhões todos os PMs que estavam cedidos à Casa. A decisão foi tomada como uma medida crítica ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, por ele não ter feito cobrança semelhante ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça. Todos os deputados estaduais, inclusive os ameaçados de morte, ficarão sem proteção. 

O 33º Batalhão de Polícia Militar fez uma operação no Parque Mambucaba em Angra dos Reis. A intensa troca de tiros deixou quatro mortos. Durante a operação, foram apreendidos fuzis e pistolas. Várias escolas das cidades interromperam as aulas. Não houve prisões. 

Ontem, a Polícia Civil prendeu o “contador” do tráfico da Rocinha, Renato de Souza Ferreira, conhecido como Renatinho. A prisão ocorreu em operação coordenada por policiais da Delegacia de Combate às Drogas com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).

Os dados de março do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados ontem registraram, em relação a março de 2017, um aumento de 7,1% nos roubos de veículo e de 1% nos homicídios. As apreensões de armas caíram 11,6%; as apreensões de adolescentes infratores também tiveram queda, de 24%.

A equipe do Observatório vai preparar para a próxima sexta-feira um Retrato da Intervenção com dados da violência referentes ao mês de março. Além disso, produzirá outros estudos, utilizando  indicadores do ISP e das áreas de educação e desenvolvimento humano. 

No último dia 13, o Olerj reuniu-se com o ISP para obter informações sobre a coleta e a estruturação de seus dados oficiais, esclarecer de dúvidas relativas aos indicadores e estabelecer parceria que facilite o intercâmbio de informações para a produção das análises sobre a Intervenção Federal.  As estatísticas são construídas a partir dos Registros de Ocorrência (RO) das delegacias, além de informações complementares de órgãos específicos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O ISP efetua, ainda, um controle de qualidade capaz de garantir a confiabilidade e a acurácia dos dados oficiais veiculados.  

Até amanhã,

Equipe do Olerj