Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 19 de abril, quinta-feira

Ontem (18) o Observatório Legislativo da Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro se reuniu com o ObservaRio, fórum do Ministério dos Direitos Humanos que acompanha as ações do Gabinete da Intervenção no estado fluminense. As duas equipes acertaram um acordo de parceria na fiscalização e no recebimento das denúncias da população.

Quatro suspeitos de integrar a milícia Morro do Fubá na Zona Oeste do Rio de Janeiro foram presos com munição, armas e dinheiro. Dois são menores, com 16 e 17 anos. Os adolescentes eram responsáveis por arrecadar dinheiro dos moradores para a milícia fazer a “segurança” da comunidade. 

Também foi preso integrante de quadrilha que vendia anabolizantes na cidade. Ele irá responder por crime contra a saúde pública. A quadrilha estava sendo investigada pela Delegacia de Combate às Drogas. 

No Bairro de Campo Grande, um policial militar foi baleado no peito durante tentativa de assalto. Seu estado é estável. 

O Ministério Público Federal denunciou 26 pessoas que formavam uma ramificação criminosa nos contratos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). A denúncia faz parte do desdobramento da operação Pão Nosso, realizada em abril, a partir da força tarefa da operação Lava Jato. Entre os denunciados, está o ex-governador Sérgio Cabral. 

A estimativa é que foram desviados R$ 24 milhões do sistema penitenciário num projeto chamado Pão Escola. O ex-secretário da Seap, Cesar Rubens Monteiro, também foi denunciado. 

Mas de 7 mil alunos estão sem aula esta semana na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, por conta de uma guerra de facções do tráfico que se estabeleceu na cidade. Dois suspeitos foram mortos. A cidade tem vivido momentos de horror por conta do conflito entre o Comando Vermelho e o Terceiro Comando. As cenas de barbárie são intensas e o traficante Pablo Santos da Silva foi morto e esquartejado, segundo o delegado Luiz Henrique Guimarães, da 54ª Delegacia de Polícia. 

Foi divulgado que, no último domingo, ocorreu um roubo avaliado em US$ 1 milhão no Aeroporto Internacional do Galeão. A Direção de Segurança do aeroporto disse que foram furtados aproximadamente mil celulares Samsung Galaxy S9. A ação dos bandidos foi filmada pelas câmaras de segurança.

Imagens também flagraram um motociclista roubando pessoas no Humaitá. Os roubos foram nas calçadas. Os assaltantes levaram celulares e pertences pessoais.

No bairro de Realengo, dois bandidos pularam do quinto andar de um prédio após perseguição da PM. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros. 

O presidente da Câmara dos Vereadores, Jorge Felippe, depôs à Divisão de Homicídios sobre o caso Marielle Franco e Anderson Gomes.

Ocorreu uma tentativa de assalto no bairro da Tijuca que deixou um morto e dois feridos. Antes da concretização do assalto, os policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar foram acionados. 

Ontem a Polícia também prendeu três suspeitos de integrar uma quadrilha que aplicava o golpe da pirâmide do emprego. A quadrilha prejudicou mais de mil pessoas. 

Até amanhã,

Equipe do Olerj