Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 19 de dezembro, quarta-feira

Caso Marielle: suspeita de que provas sumiram complica investigação

O Ministério Público Estadual, que deve trabalhar junto à polícia para elucidar o caso Marielle Franco, rompeu com a Delegacia de Homicídios por discordar dos rumos do inquérito. Entre outras questões, paira a suspeita de que tenham sumido imagens importantes de câmeras de segurança que poderiam ajudar na elucidação do crime. Nos últimos meses, a 23ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), conseguiu dados novos em uma apuração paralela. As duas promotoras responsáveis pelo caso, no entanto, mantêm sigilo sobre as descobertas. O secretário de Segurança, general Richard Nunes, tem pressionado por resultados. O delegado Giniton Lages, titular da DH, adotou a “estratégia” de prender pessoas com mandados expedidos por outros crimes, mas que podem ter relação com o caso Marielle. Nesta terça-feira, Renato Nascimento Santos, o Renatinho Problema, foi capturado com mandados de prisão de outros dois homicídios. Ele é considerado braço direito de Orlando de Curicica.

Fonte: O Globo / Extra / Agência Brasil / O Fluminense (18/12), O Globo (19/12)

Secretaria de Segurança será 'conselho deliberativo' com MP, Judiciário e polícias

O governador eleito Wilson Witzel foi diplomado, nesta terça-feira, no auditório da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Na cerimônia, ele disse que decidiu criar uma secretaria de transição para a área da segurança após conversar com o general Richard Nunes, atual secretário de Segurança. Indagado sobre o reforço das Forças Armadas no Rio até junho por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Witzel afirmou que ainda não recebeu um aceno positivo do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Fonte: O Globo / UOL (18/12)

Homem de 84 anos morre após ser alvo de tiro em ponto de ônibus em Guadalupe

Um homem morreu após ser alvo de um tiro na Rua Fernando Lobo, em Guadalupe, Zona Norte do Rio, entre o fim da manhã e início da tarde desta terça-feira. Joel Francisco de Souza, de 84 anos, estava em um ponto de ônibus no momento em que teve início um confronto entre policiais e criminosos no local. Ele chegou a ser socorrido no hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Em nota, a PM afirma que equipes do 41º BPM (Irajá) foram acionadas para verificar uma denúncia no local. Após o confronto, os policias apreenderam drogas e uma granada, e em seguida encontraram Joel Francisco baleado. Segundo a PM, os policiais que estavam no local auxiliaram um familiar no encaminhamento da vítima para o hospital.

Fonte: Extra / O Dia (18/12)

Mortes violentas tiveram queda de 13% em novembro no estado do Rio

Em novembro, o número de mortes violentas no estado registrou queda de 13%, totalizando 521 casos. Foi o terceiro mês consecutivo de queda do indicador, que reúne mortes por homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Os homicídios dolosos apresentaram queda em novembro, de 18%, em relação ao mesmo período do ano passado, registrando um total de 374 casos. A maior queda, de 36%, ocorreu na Baixada Fluminense, onde houve 109 homicídios no último mês, contra 170 em novembro de 2017. Em outubro, o índice já havia apresentado queda de 22%, em relação ao mesmo mês do ano passado. Em setembro, a redução havia sido, na comparação com o mês anterior, de 17%, e em agosto, de 9%, segundo o ISP. Também houve queda de 37,5% dos casos de latrocínio, que caíram de 16 para 10 ocorrências. Já as mortes por intervenção de agente do Estado sofreram aumento de 7%, em relação a novembro do ano anterior, subindo de 125 para 134 ocorrências. Porém, na comparação de setembro a novembro com os três meses anteriores de 2018, houve queda de 20%.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 / Agência Brasil (18/12)

Tiros no Morro dos Marítimos, em Niterói, assustam moradores

Tiros no Morro dos Marítimos, no bairro Barreto, em Niterói, assustaram moradores da região na noite desta terça-feira. Comentários nas redes sociais falaram de um possível confronto entre facções rivais.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia (19/12)

Polícias Civil e Federal fazem operação em comunidade de Angra dos Reis

Equipes das polícias Civil e Federal fazem, na manhã desta quarta-feira, uma operação de combate ao tráfico na comunidade do Frade, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio. Os agentes se encontram nas ruas desde as 6h e visam cumprir 17 mandados de prisão. Na quinta-feira da semana passada, policiais da Delegacia de Homicídios (DH) da Capital foram encurralados por traficantes no Morro da Constância, na região do Frade. Os agentes foram resgatados por equipes da 166ª DP (Angra dos Reis) e do 33º BPM (Angra).

Fonte: O Globo / Extra / G1 (19/12)

Operação em Duque de Caxias tem dois mandados de prisão contra policiais civis

A Polícia Civil realiza na manhã desta quarta-feira a Operação Carrara para cumprir dois mandados de prisão preventiva de policiais civis e oito mandados de busca e apreensão de policiais civis e militares, diante da acusação de extorsão a comerciantes que transportavam mármore com nota fiscal irregular. A ação, que ocorre por meio da Corregedoria Interna, com apoio da Corregedoria da Polícia Militar, conta com a participação de cinco delegados, 20 policiais civis e 15 PMs. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Fonte: O Globo (19/12)

Polícia realiza operação no Complexo do Salgueiro

Policiais do Bope realizam na manhã desta quarta-feira (19) uma operação contra o tráfico de drogas no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Moradores relatam desde cedo nas redes sociais a intensa troca de tiros na região. Ainda não há informações de feridos ou presos. A operação segue em andamento.

Fonte: O Fluminense (19/12)