Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 22 de novembro, quinta-feira

General Braga Netto faz balanço positivo da intervenção federal no Rio de Janeiro

O interventor federal na segurança pública do Rio de Janeiro, general Braga Netto, defendeu nesta quarta-feira (21) a continuidade das ações de intervenção no estado. Ao participar da abertura de seminário sobre o tema na Câmara dos Deputados, ele informou que já se reuniu com o governador eleito do Rio, Wilson Witzel, para garantir o andamento dos trabalhos. "A intervenção não tem necessidade de passar do dia 31 de dezembro, mas não deveria ser cortada porque existe agora um planejamento que eu quero terminar", afirmou. "Existe a previsão dessa transição nossa ir até junho ou julho do ano que vem. Não como um todo, mas parte do gabinete", disse Braga Netto.

Fonte: Câmara Notícias (21/11)

Forças armadas poderão ser usadas 'esporadicamente' na Segurança, diz futuro ministro da Defesa; General Braga Neto discorda

 O futuro ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou nesta quarta-feira que as Forças Armadas devem ser usadas na segurança pública "esporadicamente e de forma eventual, como urgência". Silva confirmou ainda que a intervenção no Rio vai acabar em 31 de dezembro, mas que pode haver um pedido do próximo governador, Wilson Witzel, de renovação da Garantia de Lei e da Ordem (GLO), com o emprego das Forças Armadas.

Na segunda-feira, Witzel afirmou que pretende conversar com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, sobre uma provável prorrogação da GLO. O interventor federal na segurança pública do Rio, general Braga Netto, defendeu, nesta quarta-feira, as ações de intervenção no estado. Para o general, não há necessidade de a intervenção continuar após o dia 31 de dezembro, data prevista para que as ações no estado sejam encerradas, entretanto, ela não deveria ser "cortada" porque, agora há um planejamento.

                                                                                                   Fonte: O Globo / O Dia / G1 (21/11)

PMs presos durante operação na Zona Norte podem ser expulsos da corporação

Dois policiais militares foram presos durante uma operação da Polícia Civil contra a comercialização ilegal de botijões de gás, que ocorreu na manhã desta quarta-feira na Zona Norte do Rio. Segundo a corporação, os militares, que não tiveram as identidades reveladas, são lotados nos batalhões da Tijuca, 6º BPM; e de Rocha Miranda, o 9º BPM — eles podem ser expulsos da corporação. Um vídeo feito por moradores do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, mostra um helicóptero da Polícia Civil sendo alvo de disparos enquanto sobrevoava o conjunto de favelas. Ao menos 13 pessoas foram presas durante a ação.

                                                                                                            Fonte: O Globo / Extra (21/11)

Morte de Marielle Franco teve participação de milicianos, garante general Richard Nunes

O envolvimento de milicianos no assassinato da vereadora Marielle Franco, em março deste ano, foi confirmado pelo secretário de Segurança do Rio, general Richard Nunes, em entrevista a um canal de TV por assinatura, nesta quarta-feira (21). Ele declarou ainda que espera solucionar o crime até o fim da intervenção, daqui a 40 dias. As investigações, ainda segundo Nunes, têm 14 volumes e alguns culpados já foram encontrados. No entanto, a preocupação agora é reunir provas cabais para que os responsáveis não sejam inocentados após denunciados.

                                                                                                            Fonte: O Globo / Extra (21/11)

Moradores se mobilizam para reconstruir piscina do tráfico destruída pela PM no Juramento

Moradores do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio, começaram uma campanha na tarde desta quarta-feira para reconstruir a piscina da comunidade, localizada na Praça Cotigi, destruída durante operação do Bope no último domingo. Uma investigação da Polícia Civil concluiu que traficantes da favela foram responsáveis pela construção da área de lazer em 2014.

                                                                                                           Fonte: O Globo / Extra (22/11) 

Manhã de operações nas comunidades do Rio

Moradores da Praça Seca, na Zona Oeste do Rio, relataram, pelas redes sociais, que ouviram muitos tiros na região na noite desta quarta-feira. O fato, que ocorreu por volta das 19h30, é resultado de uma guerra entre traficantes de comunidades rivais.

O 9º BPM (Rocha Miranda) afirmou que criminosos do Morro do 18, em Quintino, invadiram o Morro do Fubá, no Campinho, ambos na Zona Norte do Rio. Essas comunidades são próximas à Praça Seca, o que pode ter feito os moradores da região, ao escutarem os tiros, imaginarem que a situação ocorria naquela localidade. De acordo com o 18º (Jacarepaguá), os agentes não foram acionados para a troca de tiros na Praça Seca. Uma operação no Morro do Pinto, em Santo Cristo, região central da cidade, também aconteceu na manhã desta quinta. Dois suspeitos de integrar a milícia na Taquara, Zona Oeste do Rio, foram presos em outra operação simultânea pelo Rio.

                                                                                       Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 (22/11)