Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 22 de outubro, segunda-feira

Policiais entram em confronto com criminosos no Dona Marta

Moradores usaram as redes sociais para relatar um intenso tiroteio no Morro Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na sexta-feira. Segundo a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Santa Marta, criminosos armados atiraram contra policiais e houve confronto.

Fonte: O Globo (19/10)

Tropas encontram túnel escavado por criminosos no Pavão-Pavãozinho

Durante patrulhamento regular na comunidade do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na última quinta-feira, tropas do Comando Conjunto encontraram um túnel escavado por criminosos. A hipótese é que ele seria usado por traficantes para se esconder das forças de segurança, efetuar disparos contra os agentes, consumir drogas e esconder materiais oriundos de atividades ilícitas. O túnel estava vazio no momento da descoberta, porém apresentava vestígios de uso recente, tais como latas de bebidas abertas e apetrechos para pernoite.

Fonte: O Globo / Extra (19/10)

Caramujo: ação termina com um morto e cinco óculos recuperados

Policiais do 12º BPM (Niterói) realizaram uma operação na Comunidade do Caramujo, na Zona Norte da cidade, na sexta-feira (19). Um homem de 35 anos foi morto em confronto. O objetivo da ação era reprimir o tráfico de drogas e o roubo de veículos por traficantes da comunidade, controlada pela facção criminosa Comando Vermelho. Ao todo foram recuperados dois carros e três motos. Além disso, foram apreendidos entorpecentes e um revólver calibre 38.

Fonte: O Fluminense (19/10)

Dois traficantes morrem em confronto com a polícia na Vila Kennedy

No sábado, dois traficantes foram feridos na Vila Kennedy após confronto com policiais. Os criminosos, conhecidos como "Burrinho" e "Suel", foram levados para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, mas não resistiram. Um fuzil foi apreendido.

Fonte: Extra / G1 (20/10)

Agente penitenciário é morto a tiros durante assalto em Mesquita

Um agente penitenciário foi morto a tiros, na sexta-feira, em uma tentativa de assalto, em Mesquita, Região Metropolitana. Silberto Gomes da Costa, de 54 anos, estava em um salão de beleza quando os ladrões anunciaram o crime. A principal suspeita é que os bandidos tenham reconhecido o agente. Ele chegou a ser encaminhado com vida ao Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Fonte: O Globo (20/10) 

PCC de olho na Rocinha

A Polícia Civil informou ter descoberto um plano que teria sido arquitetado pela filha do traficante Antonio Bonfim Lopes – o Nem da Rocinha –, Eduarda dos Santos Lopes, a Duda, de 19 anos, para retomar os pontos de venda de drogas da favela da Rocinha. Ela está foragida e com a prisão decretada pela Justiça. Os agentes tiveram acesso a vídeos cujo conteúdo demonstraria a intenção de Nem, que cumpre pena em presídio federal em Rondônia, em retomar o controle do território perdido. Nas imagens, Duda e dois comparsas negociam com a alta cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC) apoio logístico e bélico para uma nova tentativa de retomada da Rocinha, com quase 100 homens.

Fonte: O Dia / O Globo / Extra / O Fluminense / O Dia (20/10) 

Autos de resistência repetem recorde histórico em Niterói

Niterói registrou entre janeiro e setembro deste ano 56 casos de homicídios em decorrência de ação policial, os chamados autos de resistência. Assim, o município repete o recorde, alcançado em 2016, de toda a série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP), iniciada em 2003. O número, uma média de 6,2 mortes por mês, representa, no mesmo período, mais de 40% do total de homicídios na cidade, que somados chegaram a 134. Se a comparação for feita de janeiro a setembro deste ano com igual período de 2017 (quando foram registrados 36 casos), o número de autos de resistência saltou 55,5%.

Fonte: O Globo (21/10)

PM reduz violência em São Gonçalo com projeto ‘Meta Verde’

Os índices de roubos de rua, de carga e de veículos diminuíram em São Gonçalo, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). O comandante do 7º BPM (São Gonçalo), tenente-coronel André Henrique de Oliveira Silva, explicou que a queda está diretamente ligada ao projeto de análise criminal chamado “Meta Verde”, desenvolvido pela unidade em agosto. Através da mancha criminal desenvolvida pela “Meta Verde” é possível traçar um mapa dos bairros que mais sofriam com os roubos e o quanto esses tipos de delitos já começaram a diminuir com apenas um mês de projeto.

Fonte: O São Gonçalo (21/10)

Policial sofre atentado a tiros na Zona Norte

Um policial civil e bandidos armados de fuzis e pistolas, que usavam coletes balísticos e toucas ninjas, trocaram tiros na noite deste sábado, na Zona Norte do Rio. A ação, que teria sido motivada por uma suposta tentativa de roubo de veículo, durou menos de um minuto e foi filmada por câmeras de segurança. O agente é lotado na Delegacia de Roubos e Furtos de Carga. Ele estava de folga e voltava para casa em uma picape blindada.

Fonte: O Globo / Extra (21/10)

Decreto institui força-tarefa para combate ao crime organizado

Na próxima quinta-feira (25), termina o prazo para que 11 órgãos públicos de inteligência, justiça, segurança e defesa indiquem representantes da Força-Tarefa de Inteligência para o enfrentamento ao crime organizado no Brasil. Conforme decreto presidencial, a equipe deve “analisar e compartilhar dados e produzir relatórios de inteligência com vistas a subsidiar a elaboração de políticas públicas e a ação governamental no enfrentamento a organizações criminosas que afrontam o Estado brasileiro e as suas instituições”. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) prestará o apoio administrativo à força-tarefa.

Fonte: O Fluminense (21/10)

Suspeito é morto após confronto com militares no Pavão-Pavãozinho

Uma troca de tiros entre militares e criminosos na comunidade do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, deixou um morto neste domingo (21). As tropas foram atacadas por dois homens com disparos de armas de fogo quando faziam patrulhamento na comunidade. Um dos suspeitos foi atingido e com ele foram apreendidos um rádio transmissor, munições e um carregador de pistola. O outro conseguiu fugir levando as armas usadas na ação.

Fonte: O Globo (21/10) e O Dia / G1 (22/10)

Bandidos de facções rivais trocam tiros na Zona Norte

Bandidos rivais trocaram tiros, neste domingo, na Cidade Alta, na Zona Norte da cidade. Não há notícias de feridos ou mortos. Segundo a polícia, homens da maior facção criminosa do Rio tentaram retomar o controle do tráfico na comunidade, que está atualmente nas mãos de bandidos ligados a Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão. Um dos homens mais procurados pela polícia, Peixão também é acusado de controlar o tráfico nas Favelas de Parada de Lucas e Vigário Geral. O Disque-Denúncia oferece R$ 2 mil de recompensa por informações que levem até a prisão do bandido.

Fonte: O Globo / Extra (21/10)

PM apreende fuzil após confronto entre bandidos rivais na Cidade Alta

Agentes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) apreenderam uma arma de guerra durante uma operação na Cidade Alta, na Zona Norte do Rio. De acordo com uma publicação da Polícia Militar nas redes sociais, um criminoso portando um fuzil AK47 entrou em confronto com policiais e acabou ferido. Ele foi socorrido no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Fonte: O Globo / Extra (22/10)

PM é morto após discussão em bar na Baixada Fluminense

Um policial militar foi morto durante discussão de bar em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, neste domingo (21). O 6º Batalhão (Andaraí) afirmou que Adriano Góes Lisboa se desentendeu com outro cliente do bar. Durante a briga, o homem conseguiu pegar a arma do agente e atirou no PM. Adriano trabalhava na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Formiga. Já são 82 policiais militares mortos neste ano no estado do Rio de Janeiro.

Fonte: G1 (22/10)

Operação contra milicianos termina com criminoso morto

Policiais civis realizaram operação, no domingo, para prender criminosos da milícia conhecida como Liga da Justiça, que atua nas cidades Nova Iguaçu, Seropédica e Rio de Janeiro. Na ação foram apreendidos cinco veículos, um fuzil calibre 5.56, uma pistola Glock .9mm, um revólver, coletes, rádios comunicadores, contabilidade de extorsões a moradores e comerciantes e 128 munições de calibres 556. Na operação foi morto Bruno Silva de Lima, conhecido como BR, de 23 anos, que tinha quatro anotações criminais por roubo e tráfico.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia (22/10)

Policiais civis e militares terão botão de pânico para emergências

Até o final deste ano, policiais civis e militares do Rio terão uma espécie de botão do pânico em seus celulares para quando estiverem em situação de risco. A função será uma novidade exclusiva para aparelhos dos agentes de segurança que instalarem o Emergência RJ. Ao ser lançado, o aplicativo oferecia atendimento instantâneo em serviços como denúncias de atividade suspeitas, ocorrências ou socorro ao 190. Neste ano, a ferramenta ganhou outras funções, como também a possibilidade de denúncias de crimes eleitorais.

Fonte: O Dia (22/10)