Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 23 de abril, segunda-feira

A Justiça determinou que o artista de circo preso na operação contra as milícias seja solto, pois ele tem uma viagem de trabalho para a Suécia no dia 24 de abril. Ele foi preso no dia 07 de abril. Os demais 158 seguiam presos até a última sexta-feira. 

A Prefeitura do Rio, com a atuação da sua Guarda Municipal, fechou 46 boxes irregulares no camelódromo da Rua Uruguaiana. A fraude encontrada na venda irregular dos boxes ultrapassa R$ 3 milhões.

Na sexta-feira, a polícia identificou os envolvidos na tentativa de assalto numa loja na Tijuca, que deixou uma mulher morta. A ação de investigação foi muito rápida. Três bandidos foram identificados pela Delegacia de Homicídios da capital. Duas detentas ficaram feridas no Presídio Nelson Hungria após um colchão pegar fogo.  

A operação Barreira Fiscal apreendeu quatro toneladas de mercadorias sem nota fiscal e 600 kilos de produtos falsificados. A operação foi coordenada pelas secretarias estaduais da Fazenda e de Governo em uma ação conjunta com a Receita Federal na Via Dutra. Todos os produtos estavam num ônibus de turismo e num carro comum.

À noite, o vereador Daniel Martins foi assaltado na Zona Sul do Rio. Ele, que estava com dois filhos no carro, foi rendido e teve o veículo levado por quatro bandidos. O 2º Batalhão de Polícia Militar conseguiu rastrear o celular do vereador, que ficou no carro. Um bandido morreu e dois foram presos

Também na sexta, ainda no bairro do Itanhagá, guerra com milicianos deixou três mortos. Na Tijuca, cinco menores foram apreendidos enquanto faziam um arrastão num shopping.

Na manhã de sábado (21), o jornal O Globo fez uma matéria sobre os problemas da Polícia Civil. Neste momento, 300 agentes da corporação estão cedidos à vários órgãos do estado. Esse total é maior do que o número em delegacias importantes da cidade. Os agentes cedidos correspondem a 17,12% daqueles lotados nas 42 delegacias da cidade do Rio.

Chama atenção o número de 40 na Prefeitura do Rio, 34 na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e 12 no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. A Alerj tem mais policiais civis do que várias delegacias como Gávea, Complexo do Alemão, Cidade Nova, Santa Teresa, Méier ou Piedade. 

O chefe da Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa, já havia reclamado, em entrevistas, da falta de agentes policiais nas delegacias. O jornal O Globo entrevistou o secretário de Segurança Pública, general Richard Nunes, que disse que o próximo passo da intervenção é fortalecer a Polícia Civil.

Uma apuração numa delegacia da Polícia Civil da cidade mostrou que o tempo médio para o cidadão ser atendido chega a duas horas e meia. Tempo mais que suficiente para o bandido que cometeu um roubo conseguir sair do estado.

Também no sábado, em São Conrado, um homem e duas mulheres foram presos ao fugirem de uma blitz. Em Copacabana, um taxista foi encontrado morto dentro do próprio carro. O corpo estava no porta malas. Neste último final de semana, quatro corpos foram encontrados na cidade do Rio. 

Até amanhã,

Equipe do Olerj