Dia 27 de setembro, quinta-feira
Operação termina com 60 toneladas de mercadorias apreendidas
Na operação no Complexo Portuário de Itaguaí, as Forças Armadas, a Receita Federal e a Polícia Federal apreenderam 60 toneladas de mercadorias importadas de forma irregular. De segunda a quarta-feira (26), 4 mil contêineres foram auditados pela Receita e dez embarcações notificadas pela Marinha. Ao todo, 406 pessoas e veículos foram revistados, além de 181 embarcações, incluindo um navio mercante.
Fonte: O Globo / Agência Brasil (26/9) e O Dia (27/9)
Manguinhos tem tiroteio pelo segundo dia consecutivo
Pelo segundo dia seguido, a comunidade de Manguinhos registrou um intenso tiroteio entre policiais e traficantes, nesta quarta-feira. De acordo com a PM, militares faziam patrulhamento pela favela com um blindado quando bandidos armados dispararam contra o veículo na Avenida Leopoldo Bulhões. Após o confronto, os criminosos fugiram. O policiamento segue reforçado na região.
Fonte: O Dia / G1 (26/9)
Temer recebe plano de transição da intervenção no Rio de Janeiro
O presidente Michel Temer recebeu na quarta-feira (26) o Plano de Preparação da Transição da Intervenção no Rio de Janeiro. O plano foi entregue numa reunião entre o presidente, o interventor no Rio, general Braga Netto, e os ministros Joaquim Silva e Luna (Defesa) e Sérgio Etchegoyen (Segurança Institucional). Nesta terça (25), Temer afirmou à TV NBR que pediu a todas as áreas do governo que preparem relatórios com informações para quem for eleito. O objetivo é que o novo presidente saiba como está a execução dos programas atuais.
Fonte: G1 (26/9)
Guerra entre milicianos e traficantes assusta moradores de Brás de Pina
Um tiroteio entre traficantes e milicianos de Brás de Pina, na noite desta quarta-feira, assustou moradores do bairro da Zona Norte. Os disparos aconteceram por volta das 20 horas nas localidades de Guaporé, Quitungo e Praça do Carmo. A Polícia Militar foi acionada e quando os agentes chegaram à região os tiros acabaram.
Fonte: O Dia (26/9)
Perseguição policial deixa um morto e outro preso na Praça da Bandeira
Uma perseguição policial com troca de tiros assustou moradores da Vila Isabel e região, na noite desta quarta-feira. Ela começou próximo à Rua Pereira Nunes, por volta das 23 horas, e foi até a Rua Teixeiras Soares, já na Praça da Bandeira, a cerca de três quilômetros. Um bandido foi morto e outro ficou ferido. De acordo com a Polícia Militar, criminosos armados roubaram um veículo vermelho na Pereira Nunes. Agentes do 6º BPM (Tijuca) que patrulhavam a região deram de cara com eles, que atiraram contra e tentaram fugir. A perseguição só acabou quando o carro em que os assaltantes estavam bateu em outro automóvel.
Fonte: O Dia / G1 (26/9)
Relatório aponta que Forças de Segurança violaram 30 tipos de direitos
Um relatório parcial do projeto Circuito Favelas por Direitos identificou 30 tipos de violações de direitos cometidos pelas Forças Armadas e pelas polícias no período da Intervenção Federal. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (27). De acordo com a Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro o relatório destaca “um conjunto de violações cotidianas que não ganham estatísticas oficiais, mas contribuem imensamente para gerar sentimentos múltiplos de medo, desesperança e revolta em moradores de favelas e periferias”. Os 30 tipos de violações foram divididos em cinco blocos: Violação em domicílio; Abordagem; Letalidade provocada pelo estado; Operação policial e impactos; Relatos de furto/roubo por parte de agentes de segurança, dano ao patrimônio, violência sexual, extorsão, ameaças/agressões físicas, execuções e disparos a esmo.
Fonte: G1 (27/9)