Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 28 de setembro, sexta-feira

Chefão do tráfico preso ordena comparsa a misturar café com drogas

Traficantes do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, estão misturando bicarbonato de sódio e café em cargas de cocaína e crack para multiplicar os lucros com venda das drogas. O objetivo seria arrecadar dinheiro para a compra de armas, que seriam usadas para a invasão de favelas dominadas por facções rivais.

Fonte: Extra (27/9)

 

Operações terminam com suspeito morto e carga recuperada

Policiais do 7º BPM (São Gonçalo) realizaram operações em diferentes bairros de São Gonçalo nesta quinta-feira (27). Um suspeito de envolvimento com o tráfico foi morto e uma carga de material esportivo foi recuperada. Um carregador de fuzil, um desbloqueador de sinal e dois rádios comunicadores foram apreendidos. Os autores do roubo conseguiram fugir.

Fonte: O São Gonçalo (27/9)

 

Justiça condena PM por corromper testemunhas no caso Amarildo

Os desembargadores da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio condenaram o soldado da PM Bruno Medeiros Athanasio a uma pena de 4 anos de reclusão, em regime aberto, pela participação no plano de corromper duas testemunhas que prestariam depoimento no caso do desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, ocorrido em agosto de 2013. Os acusados ofereceram R$ 850 em dinheiro e o aluguel de uma casa fora da comunidade da Rocinha para uma moradora, a fim de que ela prestasse depoimento fictício sobre os inquéritos da Polícia Militar e da Divisão de Homicídios da Polícia Civil que buscavam apurar o envolvimento de policiais militares no desaparecimento de Amarildo Dias de Souza. O acordo era para que a moradora afirmasse no depoimento que o responsável pela morte de Amarildo teria sido o traficante conhecido na comunidade como Catatau. Da mesma forma, combinaram com outro morador para prestar depoimento com o mesmo teor, sob a promessa de receber R$ 500 em dinheiro, além de fraldas descartáveis.

Fonte: O Dia (27/9)

 

PM é morto após discutir e se identificar como policial em padaria

O policial militar Luís Gorni Tavares, de 31 anos, lotado no 23º BPM (Leblon), foi assassinado após discussão em uma padaria na madrugada desta quinta-feira na Avenida Rio Branco, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O policial chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Moacyr do Carmo, também em Caxias, mas já chegou morto. O policial é o 76º a ser morto neste ano no estado. Segundo a polícia, após comprar um lanche, o PM teria discutido com um dos clientes e se identificou como policial militar. Ao perceber que se tratava de agente de segurança, o criminoso teria sacado uma pistola e efetuado disparos contra o soldado, que reagiu. Segundo testemunhas, o bandido fugiu levando a arma do soldado.

Fonte: O Globo / O Dia (27/9)

 

Violência impede atuação de técnicos de luz em áreas de risco

Cenas registradas em favelas mostram ameaças, roubos e agressões a técnicos a serviço da Enel, distribuidora de energia elétrica que atende Niterói e o interior do estado. As imagens foram apresentadas pelo presidente da companhia no Brasil, Carlo Zorzoli, nesta quinta-feira, durante o "Reage, Rio!", seminário promovido pelos jornais O Globo e Extra e patrocinado pela Enel. O evento reuniu especialistas para discutir soluções para a Segurança Pública do Rio. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal Fluminense em São Gonçalo e Duque de Caxias mostrou que sete em cada dez colaboradores da empresa já passaram por situações de violência em serviço.

Fonte: Extra (27/9)

 

Batalhão da PM de Irajá diminui em 43% mortes por ações policiais

Conhecido por ter uma das tropas mais letais do Rio, o 41º BPM (Irajá) conseguiu uma redução significativa no número de mortes decorrentes de intervenções policiais. Nos nove primeiros meses deste ano, foram 55 casos, uma queda de 43% em relação aos 96 do mesmo período de 2017. A unidade vem passando por transformações mais evidentes a partir da intervenção federal na Segurança Pública, que levou a uma maior integração da polícia com as forças militares. Os dados foram apresentados pela promotora Andrea Amin, coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), durante o seminário “Reage, Rio!”.

Fonte: O Globo / Extra (28/9)

 

Moradores da Ladeira dos Tabajaras relatam intenso tiroteio

Moradores da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, acordaram ao som de tiros na manhã desta sexta-feira durante operação da UPP na comunidade e no Morro dos Cabritos. Nas redes sociais há relatos de que o veículo blindado da unidade está circulando nas ruas das duas comunidades.

Fonte: O Globo / O Dia / G1 (28/9)

 

Dois mortos em confronto com a PM no Engenho do Roçado

Dois suspeitos acabaram mortos durante operação de policiais do 7º BPM (São Gonçalo), para auxiliar na mudança de um colega de farda, no Engenho do Roçado, na tarde desta quinta-feira (27). PMs do Grupamento de Ações Táticas (GAT) foram até a comunidade para ajudar um militar, que foi expulso de casa por traficantes, a retirar os seus móveis e pertences que ainda estavam no interior da residência. Assim que chegaram no local, os agentes foram recebidos a tiros pelos criminosos e houve intenso confronto, que deixou dois homens baleados. Nenhum deles resistiu aos ferimentos, morrendo no local. Com cada um deles foi encontrada pistola e na ação ainda foram apreendidos drogas e rádios transmissores.

Fonte: O São Gonçalo (28/9)