Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 3 de abril, terça-feira

No domingo (1), o coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro, Nélio Silva, foi alvo de um ataque a tiros, na Zona Norte da capital. Ele teve seu carro perseguido e, por volta das 14:30, sofreu o atentado.

Ontem, mais um dia triste para a Polícia Militar com a morte do subtenente Marcílio Ferreira, de 54 anos. Ele foi alvejado por um tiro num posto de gasolina na região de Campinho. Os três suspeitos foram localizados, pela equipe do 9º Batalhão da Polícia Militar, na Estrada Intendente Magalhães. Eles têm 17 anos e estavam com a pistola do subtenente, que é o 31º PM morto no estado neste ano.

A violência que atinge a região da Praça Seca, Zona Oeste tem causado significativa desvalorização dos imóveis do bairro. Dados do setor imobiliário apontam que apenas três imóveis foram vendidos no último mês, quando a média anterior era de 60 unidades comercializadas.

Pesquisa divulgada pelo DataFolha nesta segunda-feira (2) mostra que um em cada três moradores da cidade do Rio já ficou no meio de um tiroteio. Os resultados apontam ainda que 92% dos cariocas têm medo de bala perdida. A pesquisa foi realizada em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O levantamento revela também que 73% dos moradores gostariam de deixar a cidade. Negros e habitantes de favela relataram ter medo da polícia, escutam mais tiros e vivenciaram mais conflitos no último ano. Outro dado apontado é que a população negra tem mais receio de ter filhos presos.

Ontem (2), o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou os dados da violência do mês de fevereiro de 2018. A equipe do Observatório vai preparar detalhadamente as informações, mas adianta alguns dados importantes: o estado teve 561 vítimas letais (uma queda de 9,2% em relação a fevereiro de 2017) e 88 vítimas a menos que janeiro de 2018. O ISP informou, porém, que, por conta de paralisações de algumas atividades da Polícia Civil, houve subnotificação de alguns delitos. Os casos de homicídio doloso tiveram redução de 13,1%. Os homicídios decorrentes de oposição à intervenção policial aumentaram 17,6%. Roubo de veículo também aumentou 11,8%.

Ontem também aconteceu uma ampla homenagem à vereadora Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes, assassinados no dia 14 de março. Velas acesas foram colocadas na escadaria da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Houve manifestação também em outras cidades do Brasil e no exterior. Os crimes continuam em investigação.

 Até amanhã,

Equipe do Olerj