Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 9 de março, sexta-feira

Ontem (08) foi um dia em que os símbolos da violência seguiram fortes na cidade. Ainda há concretamente falta de policiais para as ações de policiamento ostensivo e o Exército tem tentado estar presente em mais espaços públicos. É possível observar que o foco da intervenção continua sendo a cidade do Rio de Janeiro. A comunidade de Vila Kennedy ainda é um território prioritário da intervenção. 

No Dia Internacional da Mulher (08), soldados do Exército distribuíram flores durante a operação na comunidade. O gesto foi bem avaliado como uma forma de aproximação da população. 

A operação em Vila Kennedy segue no pior estilo. Com a presença da operação, avanços são conseguidos. Quando os soldados vão embora, a violência local retorna com força. 

Mas ontem, um bairro tradicional da Zona Sul Carioca, Laranjeiras, viveu momentos difíceis. Uma possível guerra de facções levou o medo à Praça São Salvador com forte tiroteio que deixou dois mortos. 

Ontem também havia uma avaliação positiva da manutenção da equipe de pesquisadores do Instituto de Segurança Pública (ISP). O ISP é muito respeitado pelos pesquisadores e estudiosos em violência do estado do Rio e do Brasil.

O Ministério Público pediu formalmente o afastamento do governador Pezão. Os promotores identificaram que o governo estadual não investe os 12% do orçamento na área da saúde como manda a legislação.

O Observatório vai começar a avaliar a participação da área social na intervenção. 

Até segunda-feira,

Equipe do Olerj