Seu browser não tem suporte a javascript!

Diário do Observatório


  • Dia 27 de dezembro de 2018, quinta-feira

    Intervenção Federal na segurança reduz índices de homicídios e principais roubos

    Uma solenidade no Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste, marcará, nesta quinta-feira, o encerramento da intervenção federal na segurança pública do estado. Depois de nove meses, ela chega ao fim com uma redução nos índices de oito dos 12 tipos de roubos monitorados pelo Instituto de Segurança Pública fluminense. Diminuir um deles era um de seus principais objetivos: para os militares que estiveram à frente do processo de reestruturação das ações de policiamento, os assaltos a caminhões vinham impulsionando uma escalada da violência no Rio. Numa comparação entre os períodos de março a novembro de 2017 e 2018, os roubos de cargas tiveram uma queda de 19,58%. Esse tipo de crime apresentou alta durante cinco anos consecutivos, chegando a somar 10.599 casos ao longo de 2017. Já o homicídio doloso crescia no estado desde janeiro de 2016. A partir de junho deste ano, entrou em queda, chegando a uma redução de 22% em outubro. No acumulado de março a novembro, a diminuição foi de 13,6%. No mesmo período, os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) tiveram diminuição ainda maior: 33,72%.

    Fonte: O Globo / O Dia (27/12)

     

    Operação cumpre mandados e afasta servidores por fraudes em cantinas de presídios

    A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram, no início da manhã desta quinta-feira, a Operação Primogênita, para combater fraudes no processo de exploração de cantinas de unidades prisionais. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em oito endereços ligados a uma organização criminosa acusada de fraude na licitação para a exploração de cantinas nas dependências de presídios do estado. Um dos alvos foi a loja Dacar Multimarcas Automóveis, localizada em Vila Valqueire. Além disso, um Inspetor de Administração e Segurança Penitenciária e um Policial Militar, ambos filhos da permissionária da cantina, serão afastados de suas funções como servidores públicos.

    Fonte: O Globo / O Dia (27/12)

     

    PM faz operação no Morro do Dendê nesta quinta-feira

    Policiais dos Batalhões de Operações Especiais (Bope), com cães, e do Choque realizam uma operação no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, na manhã desta quinta-feira. As ações da PM na comunidade são frequentes desde a morte do major Alan de Luna Freire, de 40 anos, assassinado com tiros de fuzil em novembro.

    Fonte: O Globo / O Dia (27/12)

     

    Bandido morre após furar bloqueio policial na Estrada das Paineiras

    Criminosos e policiais militares entraram em confronto na Estrada das Paineiras nesta quarta-feira. Criminosos armados em três carros roubados se depararam com viaturas do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas na Estrada das Paineiras, próximo ao Mirante Dona Marta. O grupo desrespeitou o bloqueio e fez disparos contra os policiais. Um criminoso morreu no local, mas os outros conseguiram fugir para a mata. Após cessarem os tiros, uma pistola calibre 9 mm e um revólver calibre 38 foram apreendidos.

    Fonte: O Globo / O Dia (26/12)

     

    Cerca de 450 policiais vão reforçar patrulhamento nas praias do Rio

    Rio - Cerca de 450 policiais vão reforçar o patrulhamento na orla do Rio de Janeiro durante o verão. Os policiais vão atuar nas praias com o Batalhão de Áreas Turísticas, além do Regimento de Polícia Montada e da unidade de Rondas Especiais e Controle de Multidões. A Operação Verão foi antecipada este ano e iniciada em outubro.

    Fonte: O Globo / O Dia (27/12)

     

    Seis pessoas são baleadas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense

    Seis pessoas foram baleadas, no final da madrugada de quarta-feira no bairro da Prata, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, por vários homens que passaram de carro atirando. A Polícia Militar informou que as vítimas foram levadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu. Os feridos estavam em frente a um bar, quando um carro passou em alta velocidade atirando contra as pessoas, que estavam sentadas na calçada.

    Fonte: O Dia (26/12)

     

    Polícia prende chefe do tráfico do Abacatão, em São Gonçalo

    A Polícia Militar prendeu na manhã desta quarta-feira Gabriel de Oliveira Castilho, chefe do tráfico de drogas do Morro do Abacatão, conhecido como 'Joga Fácil', em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A prisão foi durante patrulhamento de agentes do 7º BPM (Alcântara).

    Fonte: O Dia (26/12)

     

    Taxista que foi espancado e morto é sepultado em São Gonçalo

    O enterro do taxista Adinor Melo Filho, carinhosamente chamado de ‘Nono’, de 63 anos, aconteceu na tarde de ontem, no Cemitério São Gonçalo, reunindo aproximadamente 250 pessoas, entre parentes e amigos. Alguns taxistas, antes da cerimônia, fizeram uma manifestação pelas ruas de Niterói e São Gonçalo, pedindo paz e justiça contra o assassinato do colega. Adinor foi espancado e atropelado durante um assalto enquanto trabalhava próximo à Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, e morreu no final da manhã deste Natal (25), após ficar 13 dias internado no hospital. O acusado do crime, José Carlos Nascimento de Almeida Junior, de 23 anos, foi preso, no dia 20.

    Fonte: O São Gonçalo (27/12)

     

    Tráfico ordena fechamento do comércio no Boaçu, em São Gonçalo

    Um dia após a morte de um homem acusado de gerenciar o tráfico de drogas no Boaçu, em São Gonçalo, criminosos da região ordenaram o fechamento do comércio no local. Durante todo o dia, os comerciantes permaneceram com seus pontos fechados, mesmo com a presença de policiais do 7ºBPM (São Gonçalo). O acusado foi identificado apenas como Dodô do Rosa, e morreu durante tiroteio com policiais militares, na terça-feira (25).

    Fonte: O São Gonçalo (27/12)

     

    Intensos confrontos marcaram Natal de moradores do Morro do Estado

    "Paz para a nossa nação”. Esse foi o pedido de Natal de uma moradora do Morro do Estado, no Centro de Niterói, enquanto gravava um vídeo registrando o intenso tiroteio na comunidade. A favela foi palco de mais um capítulo da guerra entre traficantes do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP), que disputam o controle da venda de drogas do local há mais de dez dias. Moradores da Engenhoca, na Zona Norte, também tiveram suas celebrações interrompidas pela violência.

    Fonte: O São Gonçalo (27/12)


Mais diários

Notícias


Agenda



Mais eventos