Seu browser não tem suporte a javascript!

Ferramenta de acesso a dados sobre criminalidade

Já está disponível no site do Instituto de Segurança Pública um novo programa digital que mostra dados sobre todos os tipos de crime ocorridos no estado do Rio de Janeiro, registrados nas delegacias.

A nova ferramenta permite a consulta das estatísticas oficiais de criminalidade e atividade policial e permite a visualização dos dados por municípios de áreas de segurança. A plataforma exibe os dados por meio de gráficos de fácil compreensão, tornando públicas informações muito relevantes.

Retratos da Intervenção - Ferramenta acesso a dados - gráfico.PNG

Informações disponíveis

O programa está disponível para consulta em ispvisualizacao.rj.gov.br . Qualquer pessoa pode acessar o site e identificar os locais e horários onde acontece o maior número de ocorrências criminais no estado.

Ajustando a pesquisa, o usuários obtém um gráfico detalhado onde constam o tipo de delito, a arma utilizada, a região e área onde ocorreu, no mês, em que dias da semana e em quais as faixas de hora.

Retratos da Intervenção - Ferramenta acesso a dados - quadro seleção.PNG

Segundo a seleção que o usuário escolhe, é possível acessar dados bem específicos e localizados, como o perfil das vítimas de determinados crimes por cada um dos municípios fluminenses. Basta selecionar o tipo de crime, o grupo etário e o município a ser pesquisado.

Retratos da Intervenção - Ferramenta acesso a dados - perfil das vítimas.PNG

Retratos da Intervenção - Ferramenta de acesso a dados - perfil vítimas 2.PNG

O comportamento da ação policial também pode ser monitorado no site. Segundo a seleção feita pelo usuário, é possível monitorar os dias e horários de maios incidência de ações de apreensão de drogas, recuperação de carros roubados ou cumprimento de mandatos de prisão.

A ferramenta, criada no início de novembro, representa um avanço significativo para a informação do cidadão sobre a realidade da violência no estado do Rio de Janeiro, mas principalmente surge como um novo instrumento de análise e avaliação de dados para as polícias. Com dados atualizados e consolidados, é possível avançar no planejamento de estratégias preventivas e intervenções localizadas que contribuam na mudança dos índices de violência no estado.