Seu browser não tem suporte a javascript!

Dia 23 de novembro, sexta-feira

Mulher é espancada, morta e esquartejada após postar em rede social mensagem que irritou traficantes

Sete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Rio por torturar, matar e esquartejar uma mulher que postou uma mensagem nas redes sociais contra o tráfico de drogas. O crime ocorreu a madrugada de 5 de março deste ano, na Rua da Justiça, no Caju, na zona portuária. Segundo o MP, os acusados sequestraram Hellen Alves de Oliveira e a mataram a pauladas. Seu corpo foi esquartejado, queimado e enterrado.

Uma testemunha relatou à Polícia Civil que traficantes do Complexo do Caju, na Zona Norte do Rio, acusados da morte de Hellen Alves de Oliveira, fizeram questão de assumir a autoria do crime na comunidade e em grupos do WhatsApp. Os criminosos diziam que o assassinato deveria servir de exemplo para outros moradores. Sete pessoas foram indiciadas pela 17ª DP (São Cristóvão) pela morte de Hellen, entre elas o chefe do tráfico no Caju, Luiz Alberto Santos de Moura, o Bob. Todos já foram denunciados pelo Ministério Público estadual pelos crimes de homicídio duplamente qualificado (por motivo torpe e por meio que dificultou a defesa da vítima) e ocultação de cadáver. O órgão também representou pelas prisões preventivas do grupo.

Fonte: O Globo / Extra / G1 / O São Gonçalo (22/11)

 

Em dez meses de intervenção, quase 1.800 PMs voltaram ao patrulhamento ostensivo

As medidas para a reposição de efetivo das polícias Civil e Militar durante a intervenção federal já foram suficientes para colocar 1.794 PMs de volta às ruas. Destes, 1.200 foram realocados após a reestruturação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e outros 594 homens tiveram as licenças médicas por problemas ortopédicos reavaliadas. Para as delegacias, retornaram 83 agentes que estavam cedidos a outros órgãos.

Fonte: O Globo / Extra (22/11)

 

Witzel confirma que vai pedir prorrogação da GLO para manter Forças Armadas no Rio até junho

O governador eleito do Rio, Wilson Witzel, conformou nesta quinta-feira que pretende pedir ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, a prorrogação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para manter o efetivo das Forças Armadas no Rio até junho de 2019. Caso receba uma negativa, Witzel disse que reforçará o patrulhamento por meio do Regime Adicional de Serviço (RAS).

Durante a coletiva, na qual anunciou ainda os nomes de alguns secretários do novo governo, ele disse que pretende apresentar no dia 13 de dezembro o planejamento estratégico de segurança pública do Estado do Rio e afirmou que convidou o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para o evento.

Fonte: O Globo (22/11)

Jair Bolsonaro, futuro presidente, não tomará sozinho a decisão de continuar ou não com intervenção no Rio

Na manhã desta quinta (22), Jair Bolsonaro disse que não vai tomar sozinho uma decisão sobre a continuidade da intervenção federal na área de segurança no Rio, determinada em fevereiro deste ano e com prazo para terminar em 31 de dezembro. Ele, que toma posse em 1º de janeiro, vai conversar com o seu ministro da Defesa, o general Fernando Azevedo e Silva. Bolsonaro também afirmou que será um trabalho em equipe, apontando para os escolhidos para comandar as Forças Armadas durante seu governo.

Fonte: O Globo / Extra (22/11)

Cúpula da Polícia Civil no governo de Wilson Witzel é definida

Os nomes que farão parte da cúpula da Polícia Civil do Rio a partir de janeiro do ano que vem, quando Wilson Witzel assume o Palácio Guanabara, já começaram a ser escolhidos. No último dia 13, o delegado Marcus Vinicius Braga, atualmente no comando do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), foi anunciado como novo secretário de Polícia Civil. O subchefe operacional de Braga será o delegado Fábio Barucke, que atualmente é diretor do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC). O cargo que é ocupado por Barucke ficará com o delegado Allan Turnowski, ex-chefe de Polícia do Rio, atualmente na Cedae.

Na última terça-feira, Wilson Witzel percorreu duas delegacias da capital - 23ª DP (Méier) e 28ª DP (Campinho) -, além do 3º BPM (Méier). A visita técnica foi feita pelo futuro governador com o intuito de conhecer o funcionamento das unidades. Witzel acabará com a Secretaria de Segurança Pública e elevará as polícias Civil e Militar ao status de secretaria.

Fonte: O Globo / Extra / G1 (22/11)

Complô que impede esclarecimento de assassinato de Marielle Franco envolveria policiais, milicianos e políticos

O complô que tem impedido o esclarecimento dos assassinatos da Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, e que foi citado nesta quinta-feira pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, envolveria um conjunto de pessoas das polícias, milicianos e políticos do Rio, revelou uma fonte da força-tarefa federal criada para investigar o crime, ocorrido no dia 14 de março. O governo federal acredita que uma organização criminosa esteja atuando para interferir na elucidação das execuções.

No dia 1º de novembro, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao ministro Jungmann que a Polícia Federal também investigasse o caso. Desde então, um grupo de agentes federais e de procuradores da República atua no Rio para tentar desvendar os assassinatos. A participação da PF e do Ministério Público federal no caso não interfere nas investigações de promotores do Ministério Público estadual e da Divisão de Homicídios (DH). O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, general Richard Nunes, disse em entrevista para televisão que milicianos estão envolvidos "com toda certeza" com o mando ou a execução do assassinato de Marielle.

Fonte: O Globo (22/11)

Fuzis e pistolas de milicianos são apreendidos em operação da Draco na Taquara

Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira, dois suspeitos de integrar uma milícia que atua na Taquara, na Zona Oeste, e apreenderam três fuzis, três pistolas, granadas, explosivos, coletes à prova de balas e munição. A operação foi deflagrada na comunidade Santa Maria, com o objetivo de checar informações reunidas pela área de inteligência da delegacia. Os presos são: Bruno da Silva dos Santos, o Bruninho; e Sergio Calixto Manhães, o Carrapato.

Fonte: O Globo / Extra / G1 / O São Gonçalo / O Fluminense (22/11)

Policiais resgatam mulher e 3 filhos mantidos reféns por marido na comunidade do Terreirão

Policiais militares do 31º Batalhão e do Bope conseguiram resgatar, na noite desta quarta-feira, uma mulher e os três filhos mantidos presos pelo marido na comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. A mulher e os filhos só foram soltos após policiais do Bope conseguirem entrar na casa e o imobilizaram com uma arma de choque.

Fonte: Extra (22/11)

Turista foi morta com golpes na cabeça e no rosto em trilha de Arraial do Cabo

O laudo cadavérico apontou que a turista encontrada em uma trilha de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, foi morta com golpes na cabeça e no rosto. Segundo a médica legista Kesley Couto de Castro, do Instituto Médico-Legal (IML) de Araruama, para onde o corpo foi levado, Fabiane Fernandes, de 32 anos, teve traumatismo crânio-encefálico e traumatismo de face motivado por ação contundente, ou seja, ocasionado por golpes com algum objeto.

No local do crime foram encontradas pedras com manchas de sangue. Fabiane foi encontrada morta com sinais de ferimentos supostamente provocados por pedradas na cabeça. Seu corpo foi localizado por uma das sete testemunhas, o vigia Renato Mariano, que foi um dos voluntários na busca.

Fonte: O Globo / Extra (22/11)

Mulher morre após ser atingida na cabeça por bala perdida durante operação na Zona Oeste

Uma mulher morreu após ser atingida por uma bala perdida durante uma operação da Polícia Militar em Senador Camará, Zona Oeste do Rio. A ação, realizada pelo 2º Comando de Policiamento de Área (CPA), ocorreu nesta quinta-feira, na localidade do Rebu. A vítima foi identificada como Edna Palafoz, de 44 anos, e, de acordo com parentes, foi baleada na cabeça perto do comércio que mantinha na região. Segundo a PM, a vítima foi atingida durante um tiroteio provocado por um bando de criminosos armados que atacaram um blindado da corporação. Parentes confirmaram que policiais colocaram a vítima no veículo da corporação e a levaram até a UPA de Senador Camará.

Fonte: O Globo / Extra (22/11)

Homem morre e outros dois são presos suspeitos de praticarem assaltos no Cachambi

Um homem morreu e outros dois foram presos suspeitos de praticarem assaltos no Cachambi, na Zona Norte do Rio. O caso ocorreu na noite desta quinta-feira. De acordo com a polícia, os suspeitos, ao serem flagrados por agentes do 3º BPM (Méier) praticando o roubo, começaram a atirar nos PMs. Na troca de tiros, um dos homens foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Os outros dois foram detidos. Ocorrências de roubos na Rua Cirne Maia, no Méier, e na Avenida Dom Hélder Câmara, também foram registradas pelos agentes. A polícia acredita que todos esses assaltos estão interligados.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia (23/11)

Homem morre em perseguição policial na Rodovia Washington Luís

Um homem morreu e outros três ficaram feridos em uma perseguição policial na Rodovia Washington Luís, na altura da Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O caso ocorreu na madrugada desta sexta-feira. Os quatro baleados foram levados para o Hospital estadual Adão Pereira Nunes, também em Duque de Caxias. Segundo informações da sala de polícia da unidade, o homem morto e os feridos são considerados criminosos.

Fonte: O Globo / Extra (23/11)

PM faz operação na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio

Equipes do Grupamento de Ações Táticas do 14º Batalhão da Polícia Militar, em Bangu, realizam uma operação na comunidade da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira. Segundo a PM, até o momento, não há informações de prisões ou apreensões no local. Nas redes sociais moradores relataram tiros por volta das 7h. O aplicativo Fogo Cruzado também registrou troca de tiros mais cedo, às 5h30, na localidade conhecida como Malvinas.

Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 (23/11)

Prefeitura afirma que planeja operação em piscina construída pelo tráfico no Juramento

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Polícia Militar planejam uma operação na piscina construída pelo tráfico de drogas no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio. De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura do Rio, a atuação na comunidade, área conflagrada, é da Polícia Militar, mas a Seop está em contato com a corporação para garantir a atuação conjunta.

Fonte: O Globo (23/11)

Clínica da Família da Cidade de Deus é atingida por tiros

A Clínica da Família da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, foi alvo de tiros, nesta quinta-feira. Pelo menos dois disparos atingiram a unidade saúde do bairro de Jacarepaguá. De acordo com as primeiras informações, traficantes da região e policiais trocavam tiros na localidade da Quintanilha, na divisa da comunidade com a Freguesia e o Pechincha, quando os tiros acertaram o posto. Duas pessoas teriam se ferido pelos estilhaços dos vidros.

Fonte: O Dia (23/11)

Operação policial termina com um morto e dois baleados no Arsenal

Um suspeito de tráfico terminou morto e dois foram baleados durante uma troca de tiros com policiais do 7ºBPM (São Gonçalo), na manhã de ontem, numa comunidade do Arsenal, em São Gonçalo. Na ação, foram apreendidas uma pistola calibre 380, 205 trouxinhas de maconha, 36 pedras de crack, 34 pinos de cocaína, 26 bolas de haxixe e rádio comunicador.

Fonte: O São Gonçalo (23/11)