Dia 28 de novembro, quarta-feira
Rio premia policiais que cumpriram metas de redução de criminalidade
Cerca de 60 mil policiais civis, militares e servidores da segurança pública do Rio de Janeiro que atingiram as metas de redução dos indicadores de criminalidade receberam prêmios nesta terça-feira (27) em cerimônia na Cidade da Polícia. O pagamento referente ao Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM) estava suspenso desde 2015. Foram entregues hoje os prêmios de produtividade, boas práticas e de integração relativos a sete ciclos, do primeiro semestre de 2015 ao primeiro semestre de 2018.
O valor total da premiação chegou a R$ 304 milhões, tendo sido quitadas as gratificações até o primeiro semestre de 2017. A premiação é dividida em três níveis: Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) e para as Unidades Especiais. Criado em 2009, o SIM premia os batalhões por sua atuação na redução de letalidade violenta, que inclui homicídio doloso, morte por intervenção legal, latrocínio e lesão corporal seguida de morte; roubo de veículo; e roubo de rua, que inclui roubo a transeunte, roubo de celular e em coletivos.
Fonte: O Dia / Agência Brasil / O Fluminense (27/11)
Tráfico ‘promove’ criminosos que matam policiais em favela na Zona Norte do Rio
Uma investigação da Polícia Civil descobriu que o tráfico instituiu um “plano de carreira” sangrento na favela do Mandela, na Zona Norte do Rio: criminosos que matam policiais são premiados com cargos mais altos na hierarquia da quadrilha. A descoberta foi feita por agentes da 21ª DP (Bonsucesso) em março do ano passado. Na ocasião, um traficante da favela, preso por policiais militares, contou como funciona a determinação em depoimento à distrital. No relato, ele revelou que um comparsa se tornou gerente da venda de drogas na favela após matar um policial um mês antes de ser preso.
Fonte: O Globo / Extra (28/11)
Tráfico decreta o ‘toque de recolher’ pela internet em São Gonçalo
Para alertar os moradores da comunidade, que têm sofrido muito com os constantes confrontos em qualquer hora do dia, os traficantes, considerados ‘crias’ do local, mandaram um recado pelas redes sociais. “Aviso pra quem é morador da Nova Grécia, que não fique na rua. O Novo México vai passar e derrubar tudo que estiver na frente. Acabou a brincadeira com esse alemão (Sic). Ass: CV RL”. A promessa de tentativa de retomada aos antigos pontos de tráfico já deixou policiais que investigam a área em alerta.
Fonte: O São Gonçalo (28/11)
MP do Rio recomenda medidas para coibir agressões por preconceito de gênero, religião, raça ou ideologia
O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro enviaram uma recomendação ao interventor federal, general Walter Braga Netto, e ao secretário de Segurança Pública do Rio, Richard Nunes, com uma série de medidas a serem adotadas pelos órgãos de segurança para coibir casos de agressões e ameaças envolvendo preconceito contra orientação sexual, ideológica, religião, raça ou quaisquer crimes de ódio.
Dentre as medidas, os procuradores sugerem “o registro minucioso da motivação” de atos de intolerância. Para isso, recomendam que os termos de ocorrências policiais passem a incluir um “campo que possibilite a identificação do motivo do crime, quando este resultar de intolerância, ódio ou qualquer forma de discriminação”. “Para estes efeitos, recomenda-se a criação dos campos: origem, raça/cor, etnia, religião, deficiência física, orientação e/ou ideologia política, identidade de gênero e/ou orientação sexual, do agressor e da vítima, ou outro elemento motivador do crime, independentemente de sua natureza, respeitado o direito da vítima a declarar apenas o que desejar”, diz trecho da recomendação.
Fonte: O Globo (27/11)
Exército destrói cerca de dez mil armas na operação Vulcão II
O Comando Militar do Leste (CML) realizou na manhã desta terça-feira, em Deodoro, na Zona Oeste da cidade, a operação Vulcão II para a destruição pública de milhares de armas apreendidas em diversas atividades policiais. Cerca de dez mil armas apreendidas nas ações policiais foram destruídas em uma cerimônia no Batalhão de Manutenção e Suprimento de Armamento, na Av. Duque de Caxias, como parte da operação Vulcão II, do Exército.
Fonte: O Dia / Agência Brasil / O São Gonçalo / O Fluminense (27/11)
Witzel diz que entregará pedido de prorrogação de GLO para Bolsonaro em dezembro
O governador eleito Wilson Witzel afirmou que entregará, no próximo dia 12, um requerimento de prorrogação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ao presidente eleito, Jair Bolsonaro. A declaração foi dada após participar de encontro para tratar da transição com Luiz Fernando Pezão, no Palácio Guanabara, na noite desta terça-feira (27).
Fonte: O Globo (27/11)
Bandidos fogem de blitz do Exército e matam idoso atropelado no Rio
Um carro que fugia de uma blitz das Forças Armadas acabou atropelando um idoso, na manhã desta terça-feira (27), na Estrada do Engenho, em Bangu, Zona Oeste do Rio. De acordo com informações do Comando Militar do Leste (CML), o homem não resistiu aos ferimentos e morreu. As tropas do Comando Conjunto estavam realizando a operação Dínamo Cargas quando um carro que seguia na Estrada do Engenho viu os militares, fez a volta e fugiu em alta velocidade. Na fuga, um idoso acabou sendo atingido, na altura do Colégio Bangu. O Corpo de Bombeiros e o Samu confirmaram a morte da vítima.
Fonte: O São Gonçalo (27/11)
Major da Polícia Militar é executado com tiros de fuzil em Nova Iguaçu
Um major da Polícia Militar foi morto a tiros de fuzil, na manhã desta terça-feira (27), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O crime ocorreu na Avenida Pensilvânia, no bairro Jardim Esplanada. Alan de Luna Freire, do Serviço Reservado (P-2) do 17º BPM (Ilha do Governador), havia acabado de sair de casa e estava em seu carro quando bandidos atiraram contra ele.
Em nota, a Polícia Militar lamentou a morte do agente. De acordo com a corporação, Luna estava na PM havia 17 anos. Além da esposa, ele deixa um filho de 3 anos. O oficial foi o 87º policial militar morto no estado do Rio somente neste ano. Se acrescentar a este dado o número de agentes de outras corporações que também não resistiram aos ferimentos, segundo balanço do Disque Denúncia, chega a 119 o número de agentes de segurança mortos neste ano.
Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 (27/11)
Horas após morte de major, Bope faz operação no Morro do Dendê
Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizam uma operação no Morro do Dendê, Ilha do Governador, na tarde desta terça-feira (27). A informação foi confirmada pela Polícia Militar. A ação acontece horas depois do assassinato do major da corporação Alan de Luna Freire, de 40 anos, executado com tiros de fuzil em Nova Iguaçu, no período da manhã. Segundo informações, o major estaria recebendo ameaças constantes. Antonio Eugênio de Souza, o Batoré, apontado pela polícia como o "matador" da quadrilha chefiada por Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, de 39 anos, traficante mais antigo no poder do Rio, seria o autor das intimidações contra o oficial. Durante a operação, um suspeito foi baleado e não resistiu aos ferimentos. Com o homem foi apreendido um fuzil.
Fonte: O Globo / Extra / O Dia / Agência Brasil (27/11)
Subcomandante de UPP é baleado durante confronto no Complexo do Alemão, na Zona Norte
Um policial militar foi baleado na tarde desta terça-feira, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, durante um confronto com criminosos. O PM, subcomandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, foi socorrido e encaminhado para o Hospital estadual Getúlio Vargas, também na Zona Norte. A corporação ressaltou que o PM foi ferido de raspão. De acordo com informações da UPP, PMs foram atacados por criminosos armados no interior da comunidade.
Fonte: O Globo / Extra / O Dia / G1 (27/11)
Criminoso é baleado durante perseguição em Campo Grande
Um criminoso foi baleado e preso com outros dois comparsas, na manhã desta terça-feira, durante uma perseguição policial e intenso tiroteio na Estrada do Mendanha, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. De acordo com o 40º BPM (Campo Grande), o bandido ferido foi levado para o Hospital Municipal Rocha Faria. Os suspeitos assaltaram um motorista que trafegava na via momentos antes. Após o confronto, o veículo usado no crime foi recuperado, além de um revólver calibre 38 e objetos roubados.
Fonte: O Dia (27/11)
Suspeito de participar de invasão à comunidade em Niterói é preso pela PM
Suspeito de ter participado da invasão ao Buraco do Boi, no Barreto, Zona Norte de Niterói, na madrugada da última sexta-feira, Daniel Gustavo Carvalho da Silva, o Blindado, de 24 anos, foi preso, na manhã de ontem, por policiais do 12ºBPM (Niterói), na comunidade do Santo Cristo, no Fonseca. Foram apreendidos uma metralhadora calibre 9mm, 300 trouxinhas de maconha, 70 pedras de crack, 12 pinos de cocaína e rádio comunicador.
Fonte: O São Gonçalo (28/11)
Tiroteio e perseguição após roubo em casa de juíza
Uma perseguição policial com troca de tiros entre PMs e assaltantes terminou com um acidente e um preso na manhã desta quarta-feira (28), no Fonseca, Zona Norte de Niterói. A ação aconteceu após criminosos assaltarem a casa de uma juíza em Pendotiba.
Fonte: O Fluminense (28/11)